Palácio dos Bandeirantes celebra o Dia da Natureza e dos Animais

Cerimônia contou com as presenças do governador Alckmin e da presidente do Fussesp, Lu Alckmin

seg, 04/10/2004 - 12h45 | Do Portal do Governo


Uma missa foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, em homenagem ao Dia da Natureza e dos Animais e de São Francisco de Assis. A cerimônia, celebrada por Dom Mauro Morelli, contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e da presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin.

Durante a leitura dos salmos, feita por representantes católicos e pastores evangélicos, foi ressaltada a importância da água, bem essencial para a vida no planeta, e a necessidade de se evitar o seu desperdício.

Referindo-se a São Francisco de Assis, conhecido pela sua dedicação aos animais e à natureza, Alckmin disse que o Brasil é um País iluminado por estar localizado nos trópicos e ser rico em recursos naturais. Comentou que o Governo trabalha diariamente para melhorar a ecologia no Estado.

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, acrescentou que a conservação da natureza não deve ser feita apenas por questões econômicas, uma vez que dela é tirada boa parte do sustento da humanidade, mas por ser uma “obra divina”, compete às autoridades e à sociedade saber preservar seus mais diversos recursos. Sua pasta vem tomando medidas práticas para proteger a água, a qualidade do ar e o verde, como o programa de Mata Ciliares, que visa proteger as águas e conta com o apoio do Banco Mundial (Bird).

O programa consiste em plantar mudas de espécies nativas ao longo das margens dos rios e córregos do Estado, que numa largura de 50 metros, não devem ser ocupadas por habitações nem por plantações.
“Devemos ter uma mata original. Esta é uma das melhores maneiras de se cumprir os ensinamentos de São Francisco de Assis”, constatou Goldemberg.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SP), Dom Mauro Morelli, enfatizou que a cerimônia teve como finalidade passar a mensagem de respeito ao ecossistema, evitando o desperdício.

A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, disse que a missa em celebração aos animais e à natureza faz um contraponto às guerras que ocorrem em outras partes do mundo. Destacou a importância de conscientizar às crianças para os cuidados e preservação do meio ambiente.

Participaram da missa a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, o rabino Henry Sobe, e funcionários do Palácio dos Bandeirantes.