Padarias Artesanais são sucesso no Paraguai

Presidente do Fundo Social de Solidariedade recebe convite para visitar o programa no país

ter, 19/10/2004 - 20h24 | Do Portal do Governo


O programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) já é sucesso no exterior. A informação foi dada nesta terça-feira, dia 19, à presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, pelo cônsul geral do Paraguai, Gerônimo Narváez Torres, e sua esposa, a consulesa Maria Graciela M. Narváez.

“Viemos trazer um convite da primeira-dama do Paraguai para a presidente do Fundo Social ver os resultados obtidos, em um mês e meio, desse fantástico trabalho levado para o nosso País”, disse a consulesa Maria Graciela.

O Padarias Artesanais despertou interesse da primeira-dama do Paraguai, Glória Penayo de Duarte, em sua passagem pelo Brasil, e há cerca de dois meses a consulesa participou do curso de capacitação na sede do Fussesp, na Capital. “Depois disso, a primeira-dama do País já se reuniu com as esposas de todos os governadores, interessadas no Padarias Artesanais”, acrescentou o cônsul.

Maria Graciela contou que o programa já é realidade em cinco centros comunitários instalados em bolsões de pobreza no entorno da capital Assunção. Ele foi levado inclusive para o Hospital Psiquiátrico de Assunção. “O programa foi tão bem aceito, que estamos aproveitando o bagaço da soja utilizada para fazer o leite para a produção dos pães”, contou.

De início, foram capacitadas 25 mulheres, que já formaram centenas de multiplicadores. Eles adaptaram as receitas para a realidade do País. Uma delas é o pão de andaí, um tipo de abóbora, a outra é o pão de manga.

“Quando começo a falar em Padarias Artesanais me sinto cada vez mais útil por poder proporcionar às pessoas uma vida melhor”, disse a consulesa ao contar a história de uma das capacitadas, que depois de receber o primeiro recurso da venda dos pães, perguntou o que deveria fazer com o dinheiro. A consulesa sugeriu que ela investisse uma parte para a compra dos materiais, outra parte para entidade, e uma parte a ela. “Vou juntar num cofrinho e fazer meus dentes”, disse a senhora.

Ao aceitar o convite para visitar o Paraguai na segunda quinzena de novembro, Lu Alckmin, disse estar muito feliz pelo programa estar chamando a atenção de outros países. “Em meio a tantas guerras entre países, estamos conseguindo levar para um vizinho nossa experiência, que traz melhoria de vida a milhares de pessoas”, disse.

A presidente do Fussesp, lembrou ainda que foi convidada pelo governo de Tocantins, no Centro-Oeste do Brasil, para, em 9 de dezembro, conhecer as experiências do Padarias Artesanais no Estado, que já implantou o programa em um presídio feminino e em um presídio masculino.

Lilian Santos