Padarias Artesanais recebem 120 toneladas de farinha de trigo

Entrega foi feita nesta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes

ter, 12/07/2005 - 18h12 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo recebeu na tarde desta terça-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, a doação de mais de 120 toneladas de farinha de trigo. A doação foi feita por escolas estaduais que fazem parte do Programa Escola da Família, Associação dos Trabalhadores Sem Terra e por empresários paulistas.

O trigo foi arrecadado no último final de semana e será destinado ao Programa Padarias Artesanais do Fundo Social e às escolas que fizeram a arrecadação. Na capital, as doações serão distribuídas pelo Fundo para entidades sociais. No interior, as escolas entregarão para instituições que atendam comunidades carentes. Parte das arrecadações poderão ser utilizadas pela escola que fez a coleta.

A entrega da doação foi uma forma de homenagear Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, no dia do seu aniversário. Ela agradeceu a iniciativa e ficou surpresa com a quantidade de trigo doado. “Foi um presente gratificante”.

Participaram da cerimônia o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação, Gabriel Chalita e as presidentes de fundos municipais. O governador destacou a importância do trabalho das Padarias Artesanais. “É um programa extraordinário, pois está presente em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo”, disse Alckmin.

Ele lembrou ainda que já encaminhou à Assembléia Legislativa um projeto de Lei reduzindo para zero o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da farinha de trigo, do pão, macarrão e bolacha popular.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, fundos municipais e escolas. Cada kit custa de R$ 700 a R$ 1.200, sendo sempre doado por algum parceiro.

Iniciado há três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 7.000 unidades em todo o Estado, em mais de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado. O Programa Escola da Família já tem mais de 4.000 escolas capacitadas e equipadas.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa já foram capacitados mais de 14 mil agentes multiplicadores.

Jaina Carvalho