Padarias Artesanais: Programa chega a escolas do Vale do Paraíba e do Litoral

Secretaria atinge a marca de 1.899 escolas beneficiadas

ter, 06/07/2004 - 20h41 | Do Portal do Governo

Escolas estaduais de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Caraguatatuba, passam a contar com equipamentos da Padaria Artesanal para a produção de pães que irão melhorar a alimentação e a renda das comunidades locais. Realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) com parceria da Secretaria estadual de Educação, o Programa Padarias Artesanais foi implantado pela presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, e pelo secretário-adjunto de Educação, Paulo Barbosa.

Em cerimônia na Escola Estadual Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira, de Taubaté, foram entregues simbolicamente, um total de 105 kits de Padaria Artesanal para as diretorias de Ensino de Taubaté (30 kits), de Pindamonhangaba (20 kits), de Guaratinguetá (33 kits) e de Caraguatatuba (22 kits).Cada kit é composto por 1 forno, 1 botijão de gás, 1 liquidificador, 1 batedeira, 1 balança e 4 assadeiras. Seu custo varia entre R$ 700,00 e R$ 1.200. O projeto de Padarias Artesanais integra o Programa Escola da Família.

Com o lançamento do programa de padarias artesanais em Taubaté, a Secretaria atinge a marca de 1.899 escolas beneficiadas, envolvendo um total de 3.798 pessoas. A meta é implantar o projeto em toda a rede estadual. O Fundo Social de Solidariedade promove, gratuitamente, o curso de capacitação e geração de renda em panificação para as comunidades. ‘As padarias levam uma lição de cidadania e educação às escolas, graças também à ajuda de parceiros que apóiam e acreditam nesta iniciativa’, afirmou Lu Alckmin.

Para o secretário-adjunto, o Programa Escola da Família mostra que está atingindo seu objetivo, com resultados efetivos. ‘Criou-se um centro de luz nas escolas paulistas’, disse. Ele ressaltou que, em maio, o programa Escola da família contou com a participação de 7,5 milhões de pessoas.