Padarias Artesanais devem ser levadas à comunidade carente do Ceará

Representante de entidades comunitárias de Aracoiaba esteve na sede do Fussesp para conhecer detalhes do Programa

sex, 30/07/2004 - 14h07 | Do Portal do Governo

O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) deverá ser levado a um município carente no semi-árido do Ceará. Nesta sexta-feira, dia 30, o membro da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Aracoiaba, Valentin Gulmaneli, esteve na sede do Fussesp para ver como funciona o programa. “Vi nas Padarias uma maneira de matar a fome das pessoas. Esse programa é muito viável, de baixo custo e sem risco. O único risco é a pessoa não querer se mexer e fazer o pão”, afirma.

Ele conta que a cidade de Aracoiaba fica a 100 quilômetros de Fortaleza, tem cerca de 12 mil habitantes e é muito carente. A maioria dos moradores vive abaixo da linha da pobreza.

Inicialmente, Gulmaneli pretende levar as Padarias Artesanais à Associação dos Pequenos Agricultores do Arisco das Barreiras, que atende 70 famílias sem nenhuma fonte de renda em Aracoiaba. “A entidade oferece assistência à maior e mais pobre comunidade do município”, conta. Em seguida, deverá estender o programa a todas as 45 associações vinculadas à Federação, com mais de 2 mil associados.

Para conseguir implantar o programa na região, Gulmaneli pretende buscar parcerias com o Poder Público e empresários da região para os kits de Padaria e suplementos. “Quero implantar o programa da maneira que vi aqui: fazer o curso para aprender a fabricar os pães e ensinar as pessoas para que possam ter alimento e uma fonte de renda”, diz. Os pães que forem fabricados na Associação, segundo Gulmaneli, deverão ser vendidos e os recursos revertidos à ampliação do programa. “A Associação passará a ter renda e isso vai beneficiar a própria comunidade atendida”, destaca.

O Programa implantado em São Paulo pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, conta com a parceria da sociedade civil, empresas ou pessoas físicas. Eles são responsáveis pela doação dos kits, compostos por 1 forno, 1 botijão de gás, 1 liquidificador, 1 batedeira, 1 balança e 4 assadeiras. O custo de cada kit varia de R$ 700,00 a R$ 1.200.

Os kits são entregues pelo Fussesp aos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios e entidades assistenciais da Capital cadastradas. O Fussesp também oferece o curso de capacitação aos multiplicadores, que passam um dia inteiro na cozinha instalada na sede do Fundo aprendendo a fabricar pães, além de noções de higiene, limpeza, saúde e cidadania.

O Fundo Social de Solidariedade do São Paulo conta atualmente com 5,6 mil kits de Padarias Artesanais instalados no Estado, dos quais, cerca de 2 mil estão em escolas que abrem as portas à comunidade nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer, pelo Programa Escola da Família.

Lu Alckmin destaca que o objetivo do programa é oferecer uma alternativa de alimentação saudável e nutritiva à população carente. Além de ser uma fonte de renda, já que as famílias podem vender parte da produção.

Por acaso

Gulmaneli conta que conheceu o programa de Padarias Artesanais por acaso. Ele, que nasceu no município paulista de Mogi das Cruzes e há 13 anos mudou-se para Aracoiaba, visitava um parente na região da Grande São Paulo e pegou uma revista para ler. “Nessa revista tinha uma reportagem sobre as Padarias Artesanais. Após ler a matéria, decidi conhecer melhor o programa para levar ao Ceará”, recorda-se.

Com a ajuda de amigos, chegou ao Fundo Social de Solidariedade, onde foi imediatamente convidado a conhecer a estrutura da Padaria Artesanal montada na sede do Fussesp para capacitar os multiplicadores. Em breve, Gulmaneli deverá voltar à São Paulo para aprender a fabricar os pães e poder iniciar o programa no Ceará.

Cíntia Cury