Padarias Artesanais ajudam a recuperar auto-estima e dignidade das pessoas mais carentes

Lu Alckmin recebeu em almoço o 13º grupo deste ano de presidentes de fundos municipais de solidariedade

ter, 08/06/2004 - 15h57 | Do Portal do Governo


Mais do que ensinar a fazer pães, o Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) está ajudando a resgatar a auto-estima e a dignidade das pessoas mais carentes. Histórias de pessoas que passaram a acreditar mais na própria capacidade, desenvolveram talentos e que conseguiram melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda familiar a partir dos cursos de capacitação de Padarias Artesanais não faltam. Nesta terça-feira, dia 8, a presidente do Fussesp Lu Alckmin recebeu em almoço, no Palácio dos Bandeirantes, as presidentes de fundos sociais de solidariedade municipais da região de Jales. Este foi o último dos 13 grupos de diferentes regiões recebidos pela presidente do Fussesp este ano.

Durante o encontro, Lu Alckmin ouviu diversas histórias bem-sucedidas envolvendo programas do Fussesp e, principalmente, o das Padarias Artesanais. Como a relatada pela presidente do Fundo Social de Macaubal, Elizabeth Nemer Alves de Almeida. Ela contou que levou um dos três kits de Padaria Artesanal que recebeu de Lu Alckmin para um grupo de Terceira Idade. Na hora de entregar o diploma para uma turma que havia passado cerca de um mês aprendendo a produzir pães, bolos e biscoitos, uma das senhoras, com cerca de 80 anos de idade, manifestou o desejo de ter pessoas importantes da cidade na festa de formatura porque esse era o primeiro diploma que receberia na vida. “É gratificante saber que a Padaria deu essa oportunidade para uma pessoa. É o resgate da cidadania, da auto-estima. Isso é muito importante”, afirmou Lu Alckmin.

A presidente do Fussesp informou que o kit de Padarias Artesanais também está sendo levado às favelas da Capital. Ela explicou que existem mais de 2 mil favelas em São Paulo e que para o Fussesp entregar o kit é preciso que haja uma associação, já que as Padarias Artesanais não podem ser entregues a pessoas físicas. “Primeiro, é preciso identificar uma liderança no local e, em seguida, montar uma associação. E nós estamos ajudando a tirar os documentos e criar essas associações”, disse.

Lu Alckmin informou que deverá entregar uma Padaria Artesanal em favela a cada semana. E, em todas as entregas, levará um parceiro, que deverá ajudar com os insumos para que as produções possam ser iniciadas.

As Padarias Artesanais também serão entregues às 5,7 mil escolas estaduais de São Paulo que abrem as portas nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer, pelo programa Escola da Família. Até o momento, cerca de 1,6 mil escolas já receberam o kit. “Nos fins de semana, os kits são usados para a capacitação e, durante a semana, os pães fazem parte da merenda”, ressaltou a presidente do Fussesp.

Cíntia Cury