Padaria Artesanal do Fussesp será implantada em outros Estados

Maria Lúcia Alckmin recebeu a primeira-dama de Rondônia e representante do Governo do Pará

qui, 02/10/2003 - 18h35 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, recebeu nesta quinta-feira, dia 2, na sede do Fundo, a primeira-dama de Rondônia, Ivone Cassol, e a assessora do Programa de Articulação e Cidadania do Pará, Meive Ausonia Piacesi, representando a primeira-dama, Ana Jatene.

O objetivo da visita foi conhecer de perto os programas sociais desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em especial as Padarias Artesanais, para a instalação imediata em seus Estados. A Padaria Artesanal visa melhorar a qualidade de vida da população carente, resgatando a dignidade humana, o aumento de renda e a geração de novos empregos.

O interesse pelo programa começou durante a reunião de primeiras-damas dos Estados, realizada no último domingo, dia 26, em Rondônia, onde foram apresentados todos os programas e ações dos Fundos Sociais.

Maria Lúcia Alckmin informou que durante o encontro teve a oportunidade de conhecer trabalhos interessantes, como as oficinas profissionalizantes e o projeto cultural com os detentos em liberdade assistida. “Entre vários programas apresentados, esses dois são especiais e um exemplo para o Brasil”, disse.

Ivone Cassol disse que ficou muito interessada em instalar o Programa Padaria Artesanal em Rondônia. “Rondônia é um Estado muito rico, mas precisamos de mais programas sociais. Então vim a São Paulo conhecer de perto o Programa Padaria Artesanal que é um programa que está dando certo no Estado”.

A primeira-dama de Rondônia ressaltou que os programas sociais desenvolvidos pelo Fussesp resgatam a dignidade das pessoas. “A importância não é só dar o peixe, mas dar o anzol para ensinar a pescar. É dessa forma que Maria Lúcia Alckmin trabalha. As pessoas voltam a ter uma vida digna com seu trabalho.”

A assessora do Programa de Articulação e Cidadania do Pará, Meive Ausonia Piacesi, disse que veio para São Paulo a pedido da primeira-dama do Pará, Ana Jatene, para também conhecer os projetos do Fundo Social de Solidariedade. “Todos os programas são interessantes, mas o Governo do Pará está muito interessado em conhecer o Programa Padaria Artesanal. O nosso objetivo é canalizar esforços para geração de renda e o que percebo é que o Fussesp tem um grande trabalho que favorece pessoas em situação de exclusão social”.

A presidente do Fundo Social disse que fica satisfeita com esse interesse pelos programas sociais. “Fico feliz em ver as pessoas interessadas e é isso o que a gente quer. Tudo de bom que está acontecendo no Estado de São Paulo, nós estamos multiplicando para o Brasil.” Maria Lúcia Alckmin também informou que o Governo do Rio Grande do Sul também ficou interessado nas Padarias Artesanais.

Padaria Artesanal

Em dois anos de existência, o Programa Padaria Artesanal atende os 645 municípios do Estado de São Paulo. Na Capital, 1.700 entidades já estão cadastradas. Cada entidade recebe o Kit Padaria, composto de forno, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras e botijão de gás. Ao todo, mais de 3 mil Kits já foram doados.

Quem recebe o treinamento assume o compromisso de tornar-se agente multiplicador em sua comunidade, repassando a outras pessoas, não apenas o conhecimento técnico adquirido, mas também noções de saúde, higiene e cidadania.

Também visando a comercialização dos produtos, foi estabelecida em parceria com o Sebrae a realização de um curso de Formação de Cooperativas e Micro empresas em diversas regiões do Estado.

O Programa Padaria Artesanal também está sendo implantado em todas as escolas estaduais de São Paulo que permanecem abertas nos fins de semana, do Programa Escola da Família. O objetivo é aproximar a comunidade do convívio escolar, procurando evitar, dessa forma, a violência e a entrada de drogas nas instituições de ensino.

Macedo Júnior