Paciente com suspeita de pneumonia asiática está hospitalizada

Doença é de baixa transmissão

qua, 02/04/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

A pessoa com suspeita de ter contraído a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAG), conhecida como pneumonia asiática, é uma jornalista inglesa, de 42 anos. Ela esteve na Malásia e em Cingapura e chegou ao Brasil na segunda-feira, dia 31. Apresentou febre alta e falta de ar. Passou no médico e foi encaminhada a um hospital, que não será divulgado para garantir a privacidade da paciente.

Ela deverá ficar internada por dez dias. O Instituto Adolfo Lutz estará trabalhando na identificação do vírus. As informações foram dadas pelo secretário estadual da Saúde, José Roberto Barradas Barata, que concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 2, na sede da Secretaria, para falar sobre o caso.

De acordo com Barradas, há poucas chances de a paciente ter contraído pneumonia asiática, já que ela não apresenta tosse, um dos sintomas da doença. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde está tomando todas as providências preventivas. Entre as quais, internação em quarto com pressão negativa, que impossibilita a saída do ar do local, e identificação e localização das pessoas que tiveram contato direto com a paciente, como quem se sentou ao lado durante o vôo ou dormiu no mesmo quarto, já que a doença é considerada de baixa transmissão.

Assessoria de Imprensa da Saúde / Cíntia Cury