Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inicia turnê Cone Sul 2005

Além de Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre a orquestra se apresenta na Argentina, no Chile e no Uruguai

seg, 28/03/2005 - 17h32 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) afina os seus instrumentos para mais uma série de apresentações: a turnê Cone Sul 2005. Nesta segunda-feira, dia 28, a apresentação será em Curitiba no auditório Bento Munhoz da Rocha, no Teatro Guaíra.

Além das cidades brasileiras de Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, a Orquestra levará obras de Heitor Villa-Lobos, Johannes Brahms, Richard Strauss e Edino Krieger a Argentina, Chile e Uruguai.

Em Buenos Aires, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo será ouvida no histórico Teatro Colón. Construído em 1908, o Colón, é o teatro de maior prestígio na América Latina. Sua fama deve-se aos grandes espetáculos e às privilegiadas platéias que lá se encontraram. Desta vez não será diferente. Há oito anos, o trabalho de mais de uma centena de músicos sob a direção artística do maestro John Neschling, tem levado a Osesp a encantar os mais exigentes espectadores e críticos – os mesmos que a consideram uma das melhores orquestras sinfônicas do mundo.

Osesp

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a Osesp foi fundada em 1954 pelo maestro Souza Lima. Foi dirigida durante 24 anos por Eleazar de Carvalho e, a partir de 1997, por John Neschling. Em julho de 1999, instala-se definitivamente na Sala São Paulo, sede própria e marco de sua reestruturação.

Além dos 30 programas e 100 concertos anuais em média na Sala São Paulo, turnês nacionais e internacionais e gravação de CDs com distribuição mundial, há também uma série de atividades fora dos palcos com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Entre elas estão o Centro de Documentação Musical, a Coordenadoria de Programas Educacionais e a Editora Criadores do Brasil.

Roteiro da turnê

  • Florianópolis – Brasil
    27 de março, 17h
    Teatro Ademir Rosa

  • Curitiba – Brasil
    28 de março, 21h
    Teatro Guaíra

  • Buenos Aires – Argentina
    30 de março, 20h30
    Teatro Colón

    1º de abril, 20h30
    Teatro Colón

  • Cordoba – Argentina
    2 de abril, 21h30
    Teatro Libertador

  • Santiago – Chile
    4 de abril, 19h
    Teatro Municipal

    5 de abril, 19h
    Teatro Municipal

  • Montevidéu – Uruguai
    7 de abril, 19h30
    Teatro Solis

  • Porto Alegre – Brasil
    9 de abril, 21h