Orquestra Sinfônica do Estado abre inscrições para seleção de regente-assistente

Selecionado assinará contrato de 12 meses para reger uma das principais orquestras sinfônicas do País

qua, 06/07/2005 - 14h17 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) iniciou processo seletivo para regente-assistente. Podem candidatar-se regentes do exterior, desde que tenham fluência em português e/ou espanhol. Haverá anúncios em conservatórios musicais europeus, americanos e asiáticos, convocando os interessados. No primeiro concurso, no início deste ano, não houve vencedor e participaram brasileiros e latino-americanos. As inscrições seguem até o dia 30 de novembro. O primeiro colocado receberá R$ 16 mil e assinará contrato de um ano (prorrogável por igual período) para reger a Osesp na qualidade de assistente. Os demais finalistas terão direito a R$ 7 mil.

As provas estão marcadas para fevereiro, na Sala São Paulo, bairro da Luz, capital, sede da Osesp. Os candidatos serão avaliados pela comissão do concurso que fará a seleção com base na documentação (currículos, críticas, qualificações acadêmicas, etc.) entregue com a ficha de inscrição.

Os pré-selecionados receberão, entre 3 e 10 de janeiro, convite oficial e informações sobre local, data e horário em que deverão se apresentar à comissão julgadora. As provas são abertas ao público, mediante ingresso a preço simbólico, na bilheteria da Sala São Paulo, semanas antes da audição.

Batuta de peso

O júri será formado por maestros de renome, brasileiros e estrangeiros. São eles: diretor-artístico e regente-titular da Osesp, John Neschling; o israelense Yoram David; o inglês Alun Francis; o polonês Gabriel Chmura; e o brasileiro Roberto Duarte. A orquestra, por intermédio de seus músicos, também terá direito a voto.

A seleção final terá três etapas, uma por dia. A ordem de apresentação dos candidatos será determinada por sorteio. Ao final de cada fase, o júri decidirá quais aspirantes irão para a próxima. Em cada uma das três, a equipe julgadora poderá pedir ensaio e/ou execução de uma ou mais peças musicais escolhidas anteriormente. Para a segunda fase, foi encomendada obra inédita de compositor brasileiro.

O maestro-assistente da Osesp deve comparecer a todos os ensaios e apresentações da orquestra, na vigência de seu contrato. É necessário que esteja pronto para substituir o regente-titular a qualquer momento. Espera-se do assistente objetividade para a condução dos ensaios, completo domínio da técnica de regência, capacidade de aprendizado rápido, poder de comunicação e sociabilidade.

Fundação Osesp – No final de junho, foi criada a Fundação Osesp, para a captação de recursos na sociedade e iniciativa privada. O contrato de gestão da nova entidade, que deve estar pronto este mês, estabelecerá as normas para se alcançar equilíbrio entre recursos oriundos da sociedade e do Estado. A fundação é antiga reivindicação da direção da orquestra e terá, em sua condução, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Assessoria de Imprensa da Osesp