Oriente Médio: Professor da USP nascido no Iraque participa de debate sobre guerra

Evento será realizado nesta quarta-feira, às 17 horas, no Teatro Itaú Cultural

qua, 02/04/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

Da Agência USP de Notícias


Nesta quarta-feira, dia 2, às 17 horas, haverá um debate sobre as conseqüências – sociais, humanas, econômicas, históricas e políticas – do conflito no Oriente Médio para o mundo e o Brasil. O evento, promovido pela Rede SescSenac de Televisão (STV), Rede BBC de Londres e Itaú Cultural, contará com a participação de Mahir Saléh Hussein, professor titular do Instituto de Física da USP, nascido no Iraque e residente no Brasil desde 1971. Natural de Bagdá, Mahir Hussein tem duas irmãs e primos que vivem na capital iraquiana.

Aos 22 anos, o professor mudou-se para os Estados Unidos, depois de concluir a Universidade de Bagdá. Lá, permaneceu cinco anos e meio no Massachusetts Institute of Technology (MIT), até vir para o Brasil. Na USP leciona Física Teórica e Física Nuclear, na graduação e na pós, e integra o Conselho de Pesquisa da Universidade. Colabora com grupos de pesquisa do MIT e das universidades de Michigan, Califórnia, Berkeley e da Carolina do Norte.

Também estarão presentes no debate a psicanalista Maria Rita Kehl; os professores Braz José Araújo, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Maria Aparecida Aquino, do Departamento de História, também da FFLCH. A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Não são necessárias inscrições prévias. O debate, que acontecerá no Teatro do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo), será filmado e transmitido ao vivo.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agenciausp

V.C.