Orientação: Clube Bem-Te-Vi ensina segurança no trânsito a estudantes do Interior do Estado

Programa treina escolares para que preservem sua integridade física e a de seus semelhantes em vias públicas

seg, 07/07/2003 - 16h02 | Do Portal do Governo

O Clube do Bem-Te-Vi é um programa educativo de trânsito coordenado e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do Detran/SP. Desde 1990 orienta crianças e adolescentes matriculados em estabelecimentos escolares de primeiro e segundo graus das redes estadual, municipal e particular de ensino do Estado de São Paulo.

Já atendeu a 1,6 mil escolas, instruindo 24,7 mil professores e 870 estudantes, em 102 cidades do interior. ‘O programa transmite princípios básicos de segurança no trânsito, e conscientiza os alunos da importância de manterem preservadas sua integridade física e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros’, informa o coordenador, sargento Luciano Martins da Silva.

Como funciona

Os monitores do clube são policiais militares do trânsito, que desenvolvem o programa, por meio de palestras e recursos didático-pedagógicos (vídeos, slides, jogos e música) ministrados de acordo com a faixa etária dos alunos.

As crianças e adolescentes participam das aulas como personagens do trânsito, atuando como exemplos vivos, em simulações de situações do dia-a-dia. No final do treinamento, os escolares recebem cartilha com resumo das aulas, questionários e gravuras para colorir. Ganham, ainda, a carteira de sócio do Clube do Bem-Te-Vi e carteira de habilitação-mirim com as assinaturas do policial monitor e da professora.

Da Divisão de Educação de Trânsito do Detran
C.A