Organização Mundial de Saúde leva ‘Agita São Paulo’ a 190 países simultaneamente

Contagem regressiva para Dia Mundial da Saúde, sediado em São Paulo, começou nesta terça-feira

ter, 05/03/2002 - 16h06 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sediar as comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. O motivo da escolha é o Programa Agita São Paulo, que incentiva a prática diária de 30 minutos de atividade física, como, por exemplo, caminhadas, para combater o sedentarismo e suas conseqüentes doenças que figuram na lista das principais causas de morte atualmente. O programa envolve crianças, adultos e idosos e promove a difusão da mensagem em centros de convivência, escolas, organizações governamentais e não governamentais, contando com a parceria de mais de 200 instituições.

Com resultados cada vez melhores na prevenção de doenças provocadas pelo sedentarismo, o Agita São Paulo conquistou o País, com a implantação pelo Ministério da Saúde do Agita Brasil, e agora está ampliando suas fronteiras com o Agita Mundo. Durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, o programa mobilizará 190 países simultaneamente.

O sedentarismo, individualmente, mata mais que diabetes, hipertensão, obesidade e altas taxas de colesterol. A falta de atividade física que atinge mais de 70% da população mundial é responsável por 54% do risco de morte por infarto, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Além disso, 70% dos gastos com saúde pública são destinados aos custos com doenças originadas pelo sedentarismo, que é considerado fator de risco pela OMS há dez anos.

A contagem regressiva para o evento começou nesta terça-feira, dia 5, com o lançamento do Agita Mundo, no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes; do presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) – contratado pela Secretaria para o desenvolvimento do projeto – Victor Matsudo; do representante do Comitê Olímpico Brasileiro, o atleta Paulinho Vilas Boas; da diretora de Promoção de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Maria do Socorro Lemos; e do diretor da Organização Panamericana da Saúde e representante da OMS, José Malo.

‘O programa é importante porque é cientificamente muito bem embasado. Outro aspecto é que pode ser praticado por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Não é preciso consulta prévia a médico ou uniforme para a pratica de alguma atividade física. A única recomendação é que as pessoas paradas até então comecem devagar’, afirmou Guedes.

Cíntia Cury