Organização das Mulheres de Cabo Verde demonstram interesse por Programa Padaria Artesanal

Programa foi apresentado durante sua inauguração, em Perus

qua, 13/07/2005 - 18h55 | Do Portal do Governo


Nesta quarta-feira, dia 13, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, esteve na comunidade de Perus, zona norte de São Paulo, para inaugurar mais uma unidade da Padaria Artesanal. Participaram do evento a presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Josefina Chantre, e a Coordenadora de Micro Crédito da OMCV, Rosa de Lomba, que vieram ao Brasil para conhecer o Programa e implantá-lo em seu país.

Josefina e Rosa souberam do programa por intermédio do cônsul de Cabo Verde no Brasil, Aguinaldo Rocha, que também é um militante da causa da mulher cabo-verdiana. Aguinaldo as informou de que as Padarias Artesanais poderiam facilmente adaptar-se às condições de seu país e ajudá-las no projeto de atividades geradoras de renda que desenvolvem atualmente.

“A vinda delas ao Brasil coincidiu com esta inauguração, então as trouxe para conhecer de perto e ter contato com a transformação que o programa proporciona às pessoas: o resgate da dignidade através da capacitação profissional, geração de renda e emprego ”, ressaltou Lu Alckmin.

“Cabo Verde é um país constituído majoritariamente por mulheres, onde a pobreza é grande. No dia 5 de julho comemoramos 30 anos de independência e já avançamos muito desde então, mas ainda é preciso investir na capacitação econômica das mulheres. Acreditamos que o Programa das Padarias Artesanais pode nos ajudar nessa meta”, afirmou Josefina.

“É um projeto muito interessante, pois além de ajudar na dieta alimentar das famílias carentes, gera renda para as pessoas que desenvolvem essa atividade”, completou Rosa.

Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde é constituído por dez ilhas e cinco ilhéus e tem uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes. Está situado a oeste do continente africano, próximo ao Senegal.

Por ter um clima tropical seco e raramente chover, o país não consegue ser auto-suficiente, pois não possui matéria-prima, então sua economia depende das importações e comércio. O turismo atualmente também começa a crescer por causa de seu clima quente quase 365 dias por ano.

Cabo Verde foi descoberto no século XV e, logo após sua descoberta, começou a colonização portuguesa. Assim foi até 05 de julho de 1975, quando a Assembléia Constituinte do país proclamou a Independência da República de Cabo Verde.

Padarias Artesanais

O projeto nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do projeto são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700,00 a R$ 1.000, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro.

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas.

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, comunidades quilombolas e indígenas, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 645 municípios do Estado de SP, além de hospitais, creches, favelas e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fundo Social de Solidariedade. No Interior, os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade para a doação dos Kits.