Oportunidades: Oficinas culturais abrem 12 mil vagas na Capital e Interior

Os cursos podem ser de curta, média e longa duração, distribuídos em oficinas, seminários, encontro e ciclo de palestras

seg, 04/08/2003 - 21h02 | Do Portal do Governo

Cinema, teatro, folclore, dança, fotografia, música, figurinos, moda , literatura, circo, meio ambiente, cultura geral, vídeo e rádio são apenas algumas das centenas de modalidades oferecidas pelas Oficinas Culturais do Estado.

As Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura estão com inscrições abertas para as atividades promovidas no segundo semestre. São cerca de 12 mil vagas distribuídas em mais de 400 atividades culturais na Capital e Interior.

Os cursos podem ser de curta, média e longa duração, distribuídos em oficinas, seminários, encontro e ciclo de palestras e, de acordo com seus programas e objetivos podem gerar produtos finais, como espetáculos, apresentações, exposições ou outros bens culturais.

São 6 oficinas na Capital (Barra Funda, Tatuapé, Itaquera, São Miguel, Brás e Bom Retiro) e 7 no Interior ( Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Limeira, Bauru, Santos e Presidente Prudente), com programações diferenciadas em cada uma delas.

Entre os destaques na Capital estão os cursos de Teatro Realismo Contemporâneo, coordenado por Denise Weiberg; Oficina de Teatro A Arte do Ator: Vivências e Reflexões, por Francisco Medeiros; O Ator e Seu Texto: Método Cicely Berry, coordenado por Marco Antônio Pâmio; Dramaturgia Em Processo, por Marici Salomão; Oficina de Cinema Desenvolvendo Uma Idéia, coordenada por Laís Bodanky:; Oficina de Vídeo O Contador, por Tata Amaral; O Corpo e Suas Possibilidades, por Clarisse Abujamra, Oficina de Moda, A Roupa e A Moda, com Walter Rodrigues, todas na Oficina Oswald de Andrade (Bom Retiro).

Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade (Barra Funda), vale ressaltar o projeto ‘Palavra em Cena’, sempre às 4as feiras, a partir das 20 horas, com apresentações teatrais gratuitas e a Oficina de Iniciação ao Teatro e ao Canto, ministrada pelo músico Tato Fischer, fundador do ‘Secos & Molhados’. Além de músico, Tato é compositor, professor de canto, ator e diretor teatral, e ao longo de sua carreira coleciona vários prêmios entre eles: APCA e Mambembe.

A Oficina Amácio Mazzaropi oferece cursos de A Arte de Fazer Mosaico, Armênio Burbulhan; Reciclar e Criação de Objetos, Dirce Campos. Também há cursos de Teatro para Iniciantes, com Antônio Andrade; Oficina de Teatro – Confecção e Utilização Cênica de Máscaras, ministradas por Cristiana Gimenes; Dança Contemporânea, Clélia Soares; Capoeira, coordenado por Mestre Tigrão e Dança do Ventre, por Marron Araújo.

João Signorelli coordenará a oficina de teatro na Oficina Cultural Raul Seixas do
Tatuapé. No mesmo local, acontecerão os cursos Interpretação Para Cinema Avançado – Eduardo Aguilar, Violão Popular Para Iniciantes -Guto Santos e Oficina de Gaita – Ailton Rios.

No Interior, destaca-se, na Oficina de Sorocaba, o projeto especial
A Metafísica do Sertão, realizado nas cidades de Araraquara, Matão, Ribeirão Bonito e Rincão. No final do curso, será montado o espetáculo ‘Grande Sertão Veredas’ de João Guimarães Rosa.

Em Ribeirão Preto, Guinex (Aguinaldo Lazarini) coordenará o curso História em Quadrinhos. No mesmo local, destacam-se ainda os cursos Dança de Rua com Alexandre Miranda; Iniciação Musical Através do Piano, com Carlos Ivan de Abreu Júnior.

A produção do curta de animação ‘Uff – Uma Odisséia dos Sentidos’,
coordenada por Mauricio Squarisi; é o destaque da Oficina de Limeira.

Em Bauru, é possível fazer um curso de roteiro para Cinema e TV , com Paulo Henrique Furtado e também aprender técnicas circenses com José Reynaldo Ananias.

Luciano Jr ministrará a Oficina de Rádio- Locução, em Presidente Prudente.

Para participar de alguma das atividades basta que o interessado, no período estabelecido para as inscrições, compareça à Oficina Cultural onde acontece a atividade portando um documento de identidade. Cada curso tem um processo de seleção previamente estabelecido (aula teste, análise de currículo, entrevista, etc.). Os selecionados pagam uma taxa simbólica de matrícula no valor de R$3,00.

A programação completa está disponível no site: www.cultura.sp.gov.br. Ou pelos telefones (11) 3351.8087/8088

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A