Oportunidades: Empresários são incentivados a contratar jovens na construção civil

Programa está sendo realizado em bairros da Capital e cidades do Interior

qua, 22/09/2004 - 18h20 | Do Portal do Governo

A secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães participou nesta terça-feira, dia 22, no Instituto de Engenharia, de um encontro para estimular o empresariado paulista a participar do programa “O Futuro em Nossas Mãos”.

Desenvolvido pela Votorantim Cimentos e pelo Instituto Votorantim, em parceria com o Senai e o Governo do Estado, com o apoio do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Associação Paulista de Empresários de Obras (Apeop), o programa tem como objetivo incentivar os empresários a contratar jovens qualificados na área da construção civil.

Maria Helena Guimarães de Castro agradeceu a todos os parceiros e destacou a importância dada pelo governador Geraldo Alckmin para a capacitação e educação do jovem na construção de uma sociedade mais cidadã, com novas oportunidades e perspectivas. Durante o evento, o aluno Maurício da Silva, em nome de uma das turmas dos cursos, manifestou sua esperança de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

O programa está sendo realizado na Capital, Barueri, Campinas, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jandira, Limeira, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté, com a participação de jovens de baixa renda, com idade ente 16 a 24 anos.

Os empresários interessados em participar do projeto terão a vantagem de contratar mão-de-obra qualificada. O acesso ao cadastro dos profissionais pode ser feito nas 14 escolas do Senai participantes do projeto. O banco de dados está disponível no site do Sinduscon (www.sindusconsp.com.br) e estará em breve no site do Instituto Votorantim.

Entre os alunos, há jovens selecionados a partir do cadastro do projeto Ação Jovem, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Por esse projeto, instituído oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin em junho deste ano, jovens na faixa de 15 a 24 anos fora da escola recebem uma bolsa de R$ 60 mensais para voltarem a estudar. A meta da Secretaria é cadastrar 10 mil jovens até final do ano. Atualmente, a Secretaria já dispõe de um cadastro com 6.700 nomes.

Um dos cursos do projeto “Qualificação Básica na Área da Construção Civil” tem 78 turmas. Até novembro, 1.560 jovens estarão formados e habilitados para o mercado de trabalho. A meta, segundo Antonio Ermírio de Moraes Filho, vice-presidente do Instituto Votorantim, é qualificar, inicialmente, 6 mil jovens em todo o Brasil, com um investimento de R$ 2 milhões até o final de 2005.

Estiveram presentes ao evento o Secretário de Estado da Habitação Mauro Bragato, Raul do Valle – Presidente do CDHU, José Carlos Molina – Vice-Presidente de Habitação Popular do Sinduscon – SP, Melissa Batistela – Gerente de Projetos Sociais do Instituto Votorantim, João Ernesto – presidente em Exercício do Instituto de Engenharia, Maurício Mansur – Gerente de Marketing da Votorantim Cimentos, Antonio Luiz Polverini – Vice-Presidente de Política Habitacional da Apeop – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas e Luís Adriano de Carvalho Mange – Gerente do Núcleo de Programas Institucionais do Senai.

Da assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
C.A.