Oportunidade: Telemprego atende 802 mil pessoas até 31 de março

É um sistema de reconhecimento de voz com capacidade para atender 600 pessoas por hora

ter, 01/04/2003 - 20h54 | Do Portal do Governo

Lançado no dia 16 de dezembro, o Telemprego, sistema de reconhecimento de voz que facilita a busca de uma vaga de emprego sem que o trabalhador precise se dirigir a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), já atendeu 802 mil pessoas até 31 de março.

O novo projeto de automação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho pretende beneficiar tanto o trabalhador, por meio do Telemprego, quanto o empresário. No primeiro caso, o acesso às vagas pode ser feito de maneira simples pelo telefone 0800-7729901. Já o empresário pode cadastrar sua empresa e as vagas disponíveis pelo site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, www.emprego.sp.gov.br.

Com capacidade para atender 600 pessoas por hora, o Telemprego é um sistema de reconhecimento de voz que conversa com o trabalhador eliminando, assim, a necessidade de se digitar teclas numéricas. Ao acessar o sistema, o trabalhador que já estiver cadastrado em um dos 38 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) deve informar seu número de cadastro para que o sistema de voz possa fornecer a ele as vagas existentes de acordo com o seu perfil.

As pessoas que ligarem para e não estiverem cadastrados nos PAT´s também têm a chance de saber se há ou não uma vaga com o seu perfil. Basta informar profissão, sexo e escolaridade. O atendimento eletrônico fornece os dados e pede para que o trabalhador se dirija ao PAT mais próximo de sua residência para fazer o cadastro, munido de RG e carteira profissional.

Mais de 50% das pessoas que procuram os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) o fazem com o objetivo de buscar informações sobre vagas de emprego disponíveis.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
C.A