Oportunidade: Reserva da Biosfera pode abrir mercado de trabalho a jovens

Trabalho faz parte do Programa de Jovens

sex, 04/04/2003 - 21h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado, por intermédio do Instituto Florestal, promove na próxima quarta-feira, dia 9, a partir das 9 horas, o III Seminário Regional sobre Ecomercado de Trabalho na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde – RBCV.

O objetivo é promover a reflexão e o envolvimento dos diversos agentes sociais, promovendo reflexões sobre o tema ‘Ecomercado de Trabalho e Responsabilidade Social’ e estabelecendo parcerias para difundir o Programa de Jovens, que propõe a formação integral e educação ecoprofissional.

Esse programa, lançado em 1996, é dirigido a adolescentes de 15 a 21 anos de idade, habitantes de zonas da periferia urbana e de entorno de áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo.

O programa tem a duração de dois anos, desenvolvendo-se simultaneamente ao processo de educação formal, oferecendo a jovens em situação de risco social a possibilidade de resgate de valores ligados à solidariedade, auto-estima e cidadania. Desta maneira, busca abrir novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho diretamente ligado às questões socioambientais.

O encontro, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, United Nations Foundation, UNESCO, Programa MAB – Man and Biosphere e da Fundação Florestal, será realizado no Auditório da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo – USP, com a participação de representantes de órgãos governamentais, comunidade científica, associações, prefeituras e organizações não-governamentais.

Da Cetesb
C.A