Oportunidade: Projeto Jovens Acolhedores entra na última semana de inscrição

Serão oferecidas 470 vagas para universitários. Inscrições podem ser feitas até 21 de abril

sáb, 17/04/2004 - 14h15 | Do Portal do Governo

O projeto Jovens Acolhedores, da Secretaria de Estado da Saúde, entrou na última semana de inscrições. Serão contratados 470 universitários, com a função de humanizar o atendimento à população em hospitais e centros de saúde estaduais.

Os alunos das faculdades já cadastradas terão até 21 de abril para acessar o site www.saude.sp.gov.br e preencher o formulário de inscrição.

Hospitais e centros de saúde estaduais da Grande São Paulo (lista também anexada) terão pessoal treinado para receber, encaminhar e informar pacientes e acompanhantes, geralmente desamparados ao entrar em um hospital. Como o próprio nome sugere, o Jovens Acolhedores visa acolher, confortar, explicar e proporcionar a confiança que o paciente necessita.

Podem participar do projeto somente estudantes que cursem do primeiro ao penúltimo ano de faculdade e tenham disponibilidade para trabalho de 25 horas semanais (de manhã ou à tarde).

Depois de terminado o prazo de inscrições haverá sorteio eletrônico para preenchimento das 470 vagas. Os selecionados serão treinados para o atendimento pela Secretaria. Após este treinamento será divulgada a lista dos contratados. Outros 30 estudantes devem ser contratados para a mesma função até o fim do primeiro semestre.

Cada estudante terá pagamento de R$ 350 da Secretaria e complemento da mensalidade escolar pela faculdade. O contrato será de um ano. Outras trinta vagas ainda serão abertas no primeiro semestre deste ano.

‘Quem tem um problema de saúde precisa de cuidados médicos, mas também de atenção. A aflição do paciente diminui à medida que é informado sobre o que está havendo, a que horas será atendido e se, por ventura, existe um caso mais grave que o dele exigindo atendimento preferencial’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A filosofia de atendimento humanitário já é seguida pelos hospitais do Estado. ‘O projeto ‘Jovens Acolhedores’ será decisivo para a Secretaria implementar um padrão ainda maior de qualidade na saúde pública do Estado’, observa o secretário.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde