Oportunidade: Programa Vida Nova abre esperança para os familiares dos presos

Projeto tem como objetivo capacitar profissionalmente familiares de detentos

qui, 30/01/2003 - 13h07 | Do Portal do Governo

O encerramento do curso e a diplomação de familiares de presos, que participaram do Programa Vida Nova, foi realizado nesta quarta-feira, dia 29,na sede da SAP.

Com a presença do secretário do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Francisco Prado e do secretário da Administração Penitenciária (SAP), Nagashi Furukawa, a Sert, por meio do Programa de Auto-Emprego e do Banco do Povo Paulista e a Secretaria da Administração Penitenciária – pelo Departamento de Coordenadoria de Reabilitação da Saúde – diplomaram os primeiros participantes dos cursos com ênfase em Corte Costura e Culinária destinados a familiares de presos.

Com duas turmas, sendo cada modalidade com seis participantes, 12 pessoas concluíram os cursos iniciados em 5 de novembro de 2002. A Sert e a SAP comemoraram a meta alcançada, pois os formandos conseguiram montar três empreendimentos.

‘Este trabalho é gratificante, pois além de ser o meu primeiro ato como secretário da pasta, esse Programa surge com um importante significado social. Ninguém na sociedade pode ser marginalizado, principalmente pessoas que não cometeram absolutamente nada e pagam por erros cometidos por um membro da família’, declarouo secretário Francisco Prado. ‘A única forma de reintegrar essas pessoas na sociedade de maneira digna é a renda e, este Programa, abre um caminho’, completou.

Antes da cerimônia os dois secretário conheceram as instalações do local onde os cursos foram ministrados, o trabalho realizado pelos técnicos e puderam conferir os produtos fabricados pelos participantes do Programa.

No Programa Vida Nova, a Sert colaborou com a reintegração social do
sentenciado, através da qualificação profissional de seus familiares, que terão seus próprios recursos para uma vida mais digna. Dentro dessa parceria, a SAP selecionou o pessoal para participar dos cursos e disponibilizou o espaço.

Já a Sert entrou com capacitação técnica, disponibilização de maquinário, matéria-prima, capacitação gerencial e encaminhamento ao crédito. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone: 3311 1000

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

V.C.