Oportunidade: Metrô abre nova frente de trabalho nas obras de expansão da Linha 2

A abertura dessa nova frente de obras na Linha 2 deverá gerar mais 30 empregos diretos

sex, 12/11/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

A partir da próxima semana, as obras de expansão da Linha 2 do Metrô, que opera atualmente entre Ana Rosa e Vila Madalena, deverão ganhar novo impulso com a abertura de mais uma frente de trabalho. O novo canteiro de obras será instalado num terreno de 1.446 metros quadrados na rua Domingos Ferreira, no bairro do Ipiranga.

A abertura dessa nova frente de obras na Linha 2 deverá gerar mais 30 empregos diretos. Na área situada entre as futuras estações Imigrantes e Ipiranga, será escavado um poço de 17 metros de diâmetro e 30m de profundidade, que terá as funções de renovar o ar dos túneis e funcionar como saída de emergência de usuários. Na etapa inicial, o poço será utilizado como emboque, para escavações dos túneis das vias, no sentido Imigrantes.

Atualmente, 400 homens trabalham na expansão da Linha 2 entre a estação Ana Rosa, de interligação das linhas 1-Azul e 2-Verde , e a futura estação Imigrantes, que está sendo construída na extremidade leste do viaduto Saioá, sobre a avenida Ricardo Jafet.

No último dia 14, durante vistoria às obras do trecho, o governador Geraldo Alckmin autorizou a inclusão da estação Ipiranga no cronograma de prioridades de expansão da Linha 2. A nova estação será construída na confluência da avenida Dr. Gentil de Moura e rua Visconde de Pirajá.

Avanço dos túneis

As escavações dos túneis da Linha 2, que acontecem a 24 metros da superfície, 12 metros abaixo das vias da Linha 1 (Jabaquara – Tucuruvi), foram iniciadas em 31 de março deste ano e atingiram hoje (12/11) 637,80 metros de extensão.

Além das escavações dos túneis, o Metrô trabalha em outras frentes de trabalho ao longo da Linha 2, com a construção dos poços de ventilação Vila Mariana e Sepaco e as estações Chácara Klabin e Imigrantes.

O poço de ventilação Vila Mariana (ao lado da estação Vila Mariana) terá 25,40 metros de profundidade e 12,60 m de diâmetro. Essa obra já tem 100% de suas escavações executadas.

As escavações do poço Sepaco, próximo ao Hospital e Maternidade Sepaco, prosseguem em ritmo acelerado, sob a laje de cobertura da rua Vergueiro, que foi recentemente liberada ao tráfego. Esse poço funcionará também como saída de emergência de passageiros.

Estação Chácara Klabin

A estação Chácara Klabin está sendo construída em subterrâneo, na altura do nº 3.780 da rua Vergueiro, na confluência com a rua Desembargador Aragão. Terá três acessos, plataforma central e capacidade de embarque para 17,7 mil passageiros por hora/pico.

No momento, estão sendo executadas as lamelas das paredes-diafragma, que são as paredes de contenção e estrutura da estação. As estacas-barretes utilizadas, algumas com 47 metros de comprimento, são as mais profundas já executadas no Brasil. Essas estacas têm a função de suportar as cargas das lajes da estação.

Estação Imigrantes

A segunda estação do trecho, a Imigrantes, será semi-enterrada, apresentando parte em superfície, entre as ruas Prof. Oswaldo L. Gomes Cardim e Engº Guilherme Winter. Para atender uma demanda estimada de 4,2 mil passageiros hora/pico, essa estação disporá de dois acessos e uma plataforma central.

No momento, estão sendo executados os estacões, que servirão de base (fundações) para sustentar parte do corpo da estação. O trabalho de execução dos pilares do elevado exigirá a continuidade da interdição de 150 metros de duas pistas da avenida Ricardo Jafet, sob o viaduto Saioá. Paralelamente, prosseguem os trabalhos de implantação do canteiro industrial, entre as ruas Santo Eugenio Olivi e Engº Guilherme Winter, ao lado do viaduto Saioá.

Conclusão em 2006

A conclusão das obras atuais de expansão da Linha 2 deverá acontecer em 2006. No primeiro semestre de 2006, serão inauguradas as estações Chácara Klabin e Imigrantes. A estação Ipiranga, prestes a ser iniciada, deverá ser entregue no segundo semestre daquele ano. Com isso, 80 mil novos usuários passarão a utilizar o trecho de 3,5 quilômetros da expansão da Linha 2, entre as estações Ana Rosa e Ipiranga.

Além dos benefícios diretos, com a implantação de um sistema de transporte de alta capacidade, confiabilidade e rapidez, a expansão da Linha 2, antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital, proporcionará melhorias na qualidade de vida de cerca de 400 mil moradores do bairro do Ipiranga e adjacências, com acentuada valorização urbana daquela região.

O projeto completo da Linha 2-Verde prevê a expansão até o Sacomã, com um pátio de manutenção e estacionamento de trens na extremidade da linha.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.