Oportunidade: Jovens da Febem vão fazer curso no Centro Paula Souza

Inicialmente 40 jovens participam do projeto

seg, 26/05/2003 - 19h09 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação para ministrar curso de atendente de biblioteca destinado a jovens internos da Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor). A atividade teve início no último dia 13.

O projeto será destinado a adolescentes com possibilidade de desinternação em seis meses e que estejam cursando o Ensino Médio. Inicialmente vão participar jovens da Unidade feminina da Mooca e de uma das Unidades do Complexo do Tatuapé.

O curso vai atender inicialmente 40 alunos, sendo 20 em cada unidade envolvida no projeto e será ministrado por professores das Escolas Técnicas Prof. Camargo Aranha, da Mooca e da Martin Luther King, do Tatuapé, mantidas pelo Centro Paula Souza. A duração do curso é de quatro meses de duração, sendo 180 horas-aula (132 horas de aulas teóricas e 48 de práticas) e vai acontecer de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

Além de contribuir para que o Poder Judiciário tenha condições de diminuir as penas para liberdade assistida ou similiberdade, o projeto vai viabilizar estágio dos jovens em escolas da rede pública do Estado.

O diretor-superintendente do Centro Paula Souza, Marcos Monteiro, disse que o treinamento de atendente de biblioteca foi inspirado no trabalho da Imprensa Oficial, parceira na realização de curso de auxiliar gráfico destinado a adoscelentes em regime de liberdade assistida, conhecido como projeto “Gráfica Escola”.

Estrutura do curso

Atendente de biblioteca é o profissional que planeja e concretiza metas e estratégias de circulação de livros e de outros materiais biblioteconômicos. Atua na organização, manutenção e administração de acervos, bem como na execução de atividades de atendimento a clientes e a consulentes.

Quatro disciplinas compõem a matriz curricular do curso. São elas – Cidadania Organizacional, Banco de Dados, Ciclo Organizacional e Gestão de Acervos.

V.C.