Operação Verão 2004/2005 registra queda em número de mortos e feridos

Ações de prevenção e treinamento de equipes reduzem ocorrências pelo terceiro ano consecutivo

seg, 04/04/2005 - 12h12 | Do Portal do Governo

Encerrada na última quinta-feira, dia 31 de março, a Operação Verão 2004/2005 registrou queda no índice de mortos e feridos pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo desta campanha, realizada pela Defesa Civil do Estado há mais de dez anos, é reduzir estes índices para zero.

Faz parte do trabalho da Defesa Civil socorrer vitimas decorrentes de deslizamentos de terra, acidente com raio, transbordamento de córrego, desabamento de residências, quedas de pontes e acolher desabrigados, que só este ano somaram 10 mil.

Durante a Operação Verão 2004/2005 morreram 27 pessoas, 6,9% menos que os 29 mortos registrados na campanha 2003/2004. Se comparado aos resultados da Operação Verão 2002/2003, quando morreram 34 pessoas, a redução é de cerca de 20%.

Com relação ao número de feridos, os dados também foram positivos. Na Operação Verão 2004/2005 foram registrados 41 feridos contra os 47 da campanha de 2003/2004 – redução de 12,77%. Se comparado à Operação 2002/2003, ano em que 54 pessoas ficaram feridas, esta queda pula para 24%,

Os bons resultados dos últimos três anos são resultado da intensificação destes trabalhos da Defesa Civil. Só no último ano, foram treinadas 627 pessoas em 101 municípios das regiões de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e ABC Paulista.

“O sucesso deste trabalho se deve ao forte treinamento dado por nossos agentes da defesa civil com seus colegas de campo em outros municípios”, conta o Cel. Camargo. “Entre os outros trabalhos realizados durante todo o ano, especialmente quatro meses antes deste período crítico, nossos técnicos entram na ativa, detectam áreas de risco e começam o trabalho de conscientização da população local.”

Segundo ele, o cidadão deve ser bem treinado a observar quando um deslizamento está por acontecer, e deixar o local o quanto antes. “Os treinamentos são realizados, mas nem sempre a adesão é satisfatória. Temos capacidade de treinar a população inteira do Estado, só precisamos fazer com que todos se conscientizem da importância desta ação e compareçam”, explica Cel. Camargo.

Para o próximo ano, a Defesa Civil pretende aumentar o período de treinamento da população e de profissionais ligados à Operação Verão em pelo menos um mês, e intensificar os programas de conscientização dos moradores das áreas de risco. “Sem a real noção do perigo que correm, estes moradores dificilmente terão iniciativa de deixarem suas casas, mesmo debaixo de chuvas torrenciais”, explica o Cel. Camargo. Ele lembrou o caso de moradores de São Sebastião, litoral norte, devidamente instruídos e que ao perceberem os primeiros sinais de deslizamento de terras acionaram o órgão competente. “Quatro horas depois de desocupada a área, veio tudo abaixo.”

Programa do Verão

A Operação Verão acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC.

A equipe desenvolve um intenso trabalho de articulação de recursos técnicos e humanos, com preparo, estruturação e treinamento de equipes municipais e da comunidade; monitoramento meteorológico e pluviométrico, com a emissão de boletins Meteorológicos e de Alerta que são repassados para Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Regionais de Defesa Civil e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil; além da remoção preventiva da comunidade em risco, sempre que necessário, com base em parecer de equipe composta por geólogos, engenheiros, meteorologistas, assistentes sociais e outros profissionais que atuam antes, durante e após os desastres.

Fernanda Canto