ONG vai revitalizar muro do Hospital das Clínicas e parede de Escola de Música

Governador visitou sede do Projeto Aprendiz nesta sexta-feira, dia 8

sex, 08/08/2003 - 12h27 | Do Portal do Governo


O muro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e as paredes da Escola de Música, vinculada à Secretaria da Cultura, serão revitalizados pela Organização Não Governamental (ONG) Projeto Aprendiz, com sede na Vila Madalena, Zona Oeste da Capital. Nesta sexta-feira, dia 8, o governador Geraldo Alckmin, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, visitou a entidade, criada pelo jornalista Gilberto Dimenstein. Durante o encontro, o governador, a presidente do Fussesp e o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, participaram das atividades, pintando azulejos que serão utilizados na recuperação dos muros e paredes.

Essa foi a segunda visita do governador à entidade. A primeira, foi há cerca de três anos. “Aquela primavera bonita que está na calçada, eu plantei quando vim aqui”, recordou. Ele lembrou ainda que a rua que abriga a sede do Projeto e o Café Aprendiz era uma região perigosa, com problemas de drogas. “Quem viu esse terreno, totalmente abandonado, e aquele beco sujo e vê hoje esta escola de cidadania, percebe que esse trabalho valorizou o bairro. Isso mostra a força do Terceiro Setor, das Organizações Não Governamentais. É um exemplo, um trabalho muito bem sucedido e que devemos divulgar para estimular outras boas iniciativas como essa”, destacou. Para ele, a ONG atende com carinho crianças e jovem e promove o estímulo e a educação.

O Projeto Aprendiz promove a inclusão social, resgate da auto-estima e cidadania de ex-internos da Febem e estudantes de escolas públicas. Conta com escola de grafitagem, pintura e mosaico, e também projetos de inclusão digital.

De acordo com o secretário da Educação, Gabriel Chalita, o Aprendiz mantém diversas parcerias com o Estado. Entre elas, um curso pré-vestibular para jovens, com participação da Fundação da Universidade de São Paulo (Fia). No ano passado, a entidade promoveu cursos de formação de agentes de arte. “Governo maduro é aquele que não quer fazer tudo sozinho. Os maiores programas da Educação desenvolvidos atualmente só puderam ser realizados porque contaram com a participação da sociedade civil, de grupos empresariais e do Terceiro Setor”, afirmou.

Cíntia Cury