Olimpíada dos Idosos é um incentivo para a melhoria na qualidade de vida

Muito esporte e diversão nos Jogos Regionais dos Idosos

seg, 19/09/2005 - 10h49 | Do Portal do Governo

Benedita da Silva Godines, 79 anos, mais conhecida como Dona Benê, participa de várias atividades físicas e culturais. Ela faz parte de uma nova geração da terceira idade, que incentiva e mostra à população mais jovem que não tem idade para se divertir e ser feliz. Ela e mais 1600 atletas acima de 60 anos da Capital Paulista participaram das competições, que são realizadas em 3 dias. Marcando o início das competições, a abertura foi realizada na última sexta, dia 16, no Ginásio Mauro Pinheiro. Durante o evento, 65 delegações desfilaram. A maratonista Mitico Nakatani, 72 anos, acendeu a Pira Olímpica e a atleta Daysy Aparecida Barbante, 62, fez o juramento.

Os Jogos Regionais dos Idosos (JORI’s) é uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Tem o objetivo de reintegrar as pessoas com mais de 60 anos ao meio social. Dona Benê, é um exemplo disso. Mesmo não participando de todos os dias de competição, fez questão de prestigiar seus colegas. Além de gostar e competir na categoria jogo de damas, D. Benê também faz teatro, coral, artesanato e dança. “Estas atividades fazem muito bem para a minha cabeça”, afirma. “Se eu ficasse em casa apenas assistindo televisão, eu já tinha enlouquecido”, exclama.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso são reconhecidos como um exemplo a ser seguido. “Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, observa Lu Alckmin, presidente do Fussesp. Ela destacou também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

“Minha mãe não pára em casa !”, ressaltou Maria de Lourdes Simões Silva, 42 anos. Depois de passar por problemas de saúde, a mãe de Lourdes e de mais 10 filhos, Arquinina Simões da Silva, 73 anos, passou a freqüentar o grupo de terceira idade da Sociedade Amigos do Jardim Maria Amália, Zona Sul da Capital, onde aprendeu a dançar. “Hoje ela não pára um minuto. Ensaia três vezes por semana, dança e passeia com as amigas’, conta Maria de Lourdes. “Ela é motivo de orgulho na família”, complementou Lourdes, que estava acompanhada pelo filho de 8 anos.

“Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade”, defende Lu Alckmin. “Cabe aos governantes a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, completou.

“Estou vivendo novamente e estou muito feliz”, afirmou Carminda de Jesus Domingues Coppola, 67 anos, participante do Grupo da 3ª Idade Renovação Nosso Lar, Zona Leste. Vestida de Carmem Miranda, ela participou da coreografia ao som da música O que é que a baiana tem, conta que aprendeu a viver para ela. “Sou viúva e já criei meus filhos. Agora tenho mais tempo para fazer coisas que gosto junto com meus amigos”.

“Todos os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza Lu Alckmin.

Neste ano, mais de 9,4 mil pessoas de 253 municípios participaram dos Jogos. No ano passado, participaram cerca de 10 mil atletas de várias cidades, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

Os Jogos Regionais dos Idosos têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa.

Christiane Rocha

JOGOS REGIONAIS DOS IDOSOS

As competições são realizadas em sete municípios do Estado de São Paulo. Além da etapa final, que ocorrerá na Praia Grande, no dia 25 de novembro. Os atletas competem em 11 modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol e dança de salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

Em todos os municípios, o evento é realizado em três dias, a contar do dia de abertura, que acontece sempre numa sexta-feira. Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga na etapa final, nos Jogos Estaduais dos Idosos (JEI).

Independente da classificação, todos os participantes recebem medalhas. Há a entrega de troféus para os três primeiros colocados.

C.R

RESULTADOS

ATLETISMO

Categoria A – 3000 metros

Cia de Dança e Lazer Carlos Trajano
ACE Piratininga
Renovação Nosso Lar

Categoria B – 2000 metros

Assiciação A Maior Idade
A .A Veteranos São Paulo
Sesi Vila das Mercês – Grupo Amizade

Categoria C – 1000 metros

Alegria de Viver
C.D Baby Barione
Grupo Unidos de Grajaú

BOCHA
CEU Vila Aricanduva
SESI – Vila Mercês
Alegria de Viver

BURACO
Núcleo de Atenção do Idoso
Luta pela Igualdade
Alegria de Viver

COREOGRAFIA
Núcleo de Convivência Florescer
C. D Baby Barione
Casa de 3ª Idade Tereza Bugolim

DAMAS
Sítio das Alamedas
Luta pela Igualdade
CEU Aricanduva

DANÇA DE SALÃO
MOPI
Grupo 3ª Idade Renovação Nosso Lar
Cia de Dança e Lazer Carlos Trajano

DOMINÓ
CRI do Idoso
Grupo da 3ª Idade Alegria de Viver
SESI AE Carvalho – Pedacinho do Céu

MALHA
Tempo Amigo
CR Zona Norte
Núcleio de Atenção do Idoso

NATAÇÃO – Masculino
C.D Baby Barione
Alicerce Saúde e Vida
A A Veteranos são Paulo

NATAÇÃO FEMININO
C.D Baby Barione
CEE Ibirapuera
AA Veteranos São Paulo
Renovação Nosso Lar

TRUCO
C.D Baby Barione
SEME – Balneário Princesa Isabel
Sociedade Amigos Jd. Maria Amália

VOLEI FEMININO
CD Baby Barione
SEME – Balneário Princesa Isabel
CC Jardim São Paulo

VOLEI MASCULINO
Grupo 3ª Idade Alegria de Viver
CD Baby Barione
SEME – Balneário Princesa Isabel

C.R