Odontologia: Bauru pode ter cárie erradicada em 2020

Estudo foi realizado por professores da USP do município

sex, 09/05/2003 - 10h42 | Do Portal do Governo

Do Portal da Agência da USP

De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor José Roberto de Magalhães Bastos, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, a cidade pode ter a cárie dentária erradicada até o ano de 2020. A pesquisa Prevenção, Controle e Erradicação da Cárie Dentária: Possibilidades em Bauru até o Ano de 2020, realizada em escolas públicas da cidade, avaliou crianças de 7 a 12 anos e teve como objetivo confirmar a tendência atual da queda de cárie em Bauru.

Em 1974 foi sancionada a Lei nº 6050 sobre a fluoretação da água em abastecimento público no Brasil, começando a vigorar em Bauru em 1975. De acordo com a pesquisa, em 1976, quando foi feito o primeiro levantamento epidemiológico da cárie, o índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados), foi de 9,89 em crianças de 12 anos. Em 1989 foi realizada uma adição de flúor nos dentifrícios de todo o País, e no ano de 1993 o índice CPOD caiu, em todo o Brasil, para 4,84.

Em dados ainda não publicados, obtidos através do levantamento epidemiológico, em Bauru o índice CPOD em 2001 foi de 1,44 em crianças de 12 anos. Essa queda pode estar ligada principalmente à melhor atenção dada na correta e constante dosagem de flúor na água de abastecimento público e a uma política adequada de saúde bucal, como o projeto ‘Sorria Bauru’, com escovação orientada com dentifrícios fluoretados, bochechos fluoretados e educação em saúde bucal.

Através desses dados obtidos, o professor Bastos diz ser possível atingir as metas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que seria até 2010, índice igual ou menor a 1,0. Em 2020 o índice seria igual ou próximo a 0,0 ou seja, a erradicação total. O professor vai além, acreditando que se os programas educativo-preventivos forem adequadamente mantidos e ajustados, Bauru pode erradicar a cárie antes mesmo de 2020. Para que ocorra a erradicação, Bastos quer a união de toda a sociedade e pede a colaboração a todos aqueles que querem e possam colaborar com o programa.

V.C.