Ocupação: Termo de cooperação técnica entre secretaria do Trabalho e Dieese prevê desenvolvimento do

O Sistema de Projeção Ocupacional do Estado (Sipoesp) tem o objetivo de analisar quais as tendências das principais ocupações presentes na atividade e

ter, 10/12/2002 - 17h13 | Do Portal do Governo

Foi assinado nesta terça-feira, dia 10, o protocolo de itenções entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O objetivo é o desenvolvimento do Sistema de Projeção Ocupacional do Estado de São Paulo (Sipoesp), sistema que permite avaliar quais as tendências das principais ocupações presentes na atividade econômica de uma determinada região, sendo de responsabilidade das duas instituições assegurar os meios para a realização dos objetivos previstos e garantir a divulgação dos resultados alcançados.

O documento foi assinado pela secretário do Trabalho, Fernando Leça e pela presidente do Dieese , Mônica de Oliveira Lourenço Veloso durante a abertura da Oficina ‘A Nova CBO e seus usos nos Programas Públicos de Emprego’, no auditório do edifício sede da Sert.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) passou por profundas modificações. Atualmente a CBO é utilizada para registros administrativos (RAIS e CAGED), carteira de trabalho, imposto de renda, imigração, pesquisas salariais, estatísticas oficiais, definição de políticas de emprego, entre outros.

O objetivo é que a nova CBO seja a única classificação ocupacional, passando a ser utilizada também para os registros domiciliares (censo). Além disso garantir a atualização e a competitividade da nossa mão-de-obra em nível internacional. Para tanto, o sistema deverá estar em sintonia com as ocupações dos demais países com os quais o Brasil mantém relação.

Por isto a elaboração da CBO tem como norteador a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO, que fornece aos países um sistema referencial que permite uma comparação de ocupações em âmbito internacional.

Este projeto, que teve início em 1996 e está sendo conduzido no âmbito da CONCLA – Comissão Nacional de Classificação, conta com o apoio de Confederações, Federações, Sindicatos, Associações, Áreas de Recursos Humanos, com destaque para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

C.A