Ocorrências de seqüestros começam a cair em São Paulo

Desde o início deste mês até hoje, dia 16, foram registrados oito casos

sex, 16/11/2001 - 16h47 | Do Portal do Governo

Nos primeiros 16 dias deste mês, ocorreram em São Paulo oito casos de seqüestros. Projeções feitas pela Secretaria da Segurança Pública indicam que, mantida essa tendência, o mês de novembro apresentará uma queda de cerca de 70 por cento em relação a outubro, quando foram registrados 55 casos. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, ao participar nesta sexta-feira, dia 16, do programa SPTV (Primeira Edição), da Rede Globo.

Segundo Alckmin, a polícia já prendeu 113 seqüestradores em todo o Estado, entre eles, 16 dos principais líderes das quadrilhas especializadas neste crime, que foram encaminhados para penitenciárias de segurança máxima, onde são submetidos a constante monitoramento. “Nós organizamos a Divisão Anti-seqüestro e instalamos cinco delegacias especializadas porque estamos em guerra contra essas quadrilhas. O destino desses seqüestradores ou é a penitenciária ou é a morte”, afirmou.

Para Alckmin, a guerra da Polícia contra as quadrilhas de seqüestradores é dura, mas vem apresentando resultados positivos, principalmente após o reforço das delegacias especializadas para o combate desse tipo de crime. “Não há dúvida de que estão ocorrendo avanços diários e, à medida que esses bandidos vão sendo presos, o número de ocorrências tende a diminuir.”

O governador destacou a importância do Disque-Denúncia, que já ajudou a resolver muitos seqüestros em São Paulo, e fez um apelo à população. “Não existe crime perfeito. Portanto, se as pessoas suspeitarem de uma casa ou um carro, por exemplo, avisem à Polícia. A ligação é anônima e gratuita, ninguém fica sabendo e jamais o denunciante vai precisar se identificar”. O telefone do Disque-Denúncia é 0800-15-6315.