Obras: Secretários realizam vistoria em obras do projeto Calçadas Metropolitanas, em Carapicuíba

As obras estão sendo executadas por 50 egressos do sistema prisional

seg, 03/02/2003 - 18h43 | Do Portal do Governo

Objetivo da iniciativa é oferecer melhor condição de circulação aos pedestres e preparar egressos do sistema prisional para o exercício da cidadania através do trabalho

As obras do projeto-piloto “Calçadas Metropolitanas – fazer calçadas fazendo cidadãos”, em Carapicuíba, serão vistoriadas, nesta terça-feira, às 10 horas, pelos Secretários Estaduais Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Nagashi Furukawa (Administração Penitenciária) e pelo prefeito da cidade, Fuad Gabriel Chucre. A obra a ser visitada situa-se na Avenida Governador Mário Covas, 141, em Carapicuíba.

Iniciadas na segunda semana de janeiro, as obras devem ser concluídas em maio. A iniciativa inédita, o poder público se utilizando da mão-de-obra de egressos, surgiu da parceria entre as Secretarias dos Transportes Metropolitanos e da Administração Penitenciária e a Prefeitura de Carapicuíba. A intenção das duas Secretarias é estender o projeto às outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

A implantação do projeto tem como objetivos principais buscar melhores condições de circulação de pedestres e preparar egressos do sistema prisional para o exercício da cidadania através do trabalho.

Para executar a obra, os egressos realizaram treinamentos teórico e prático, que tiveram duração de cerca de um mês. A freqüência completa ao trabalho é condição necessária para que recebam bolsa-auxílio de R$ 200,00/mês, refeição, vale transporte, cesta básica, uniforme e ferramentas.

Ao todo, o projeto prevê a utilização da mão-de-obra do egresso durante quatro meses e acompanhamento por dez meses. O certificado, as ferramentas e a experiência os deixam capacitados para conseguir colocação no mercado e a possibilidade de reinserção social.

Da Secretaria da Administração Penitenciária