Obras: Secretaria da Educação adota sistema de gestão da qualidade na execução de obras públicas

Programa será lançado oficialmente nesta quarta-feira, dia 4, e tem como objetivo exigir das empresas a certificação necessária para a realização dos

ter, 03/12/2002 - 17h42 | Do Portal do Governo

Todas as obras realizadas na área da Educação no Estado de São Paulo
passarão a seguir os padrões internacionais de qualidade. A Secretaria de Estado da Educação, através da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, vai implantar, junto às construtoras e gerenciadoras de obras o Sistema de Gestão da Qualidade PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação).

O programa será lançado oficialmente nesta quarta-feira, dia 4, e tem como objetivo exigir das empresas a certificação necessária para a realização dos trabalhos. Com a adesão, as prestadoras de serviços receberão um certificado de qualidade a ser ou não renovado anualmente.

Na próxima segunda-feira, dia 9, todas as empresas cadastradas na FDE serão convidadas a assistir uma palestra sobre a importância da implantação do Sistema da Qualidade.

A exigência passará a valer a partir de abril de 2003, com a publicação do edital de licitação que exigirá das construtoras o nível D, que identifica a adesão ao Sistema de Gestão da Qualidade. Após esse processo, a cada seis meses, serão exigidos níveis superiores até que a empresa atinja o nível A.

Cada um deles implicará em procedimentos operacionais progressivamente mais exigentes até que, no prazo de dois anos, as prestadoras de serviços estejam com a Gestão da Qualidade inteiramente implantadas.

Capacitação e palestras

Para obter o resultado necessário, todos os funcionários do departamento de obras da FDE serão capacitados para compreender como funciona o Sistema de Gestão da Qualidade e definir as exigências a serem feitas junto às construtoras. Além disso, os consultores responsáveis pelo programa, profissionais especializados em qualidade, produtividade e meio ambiente, realizarão palestras para os Gestores de Projetos, Obras e também para os
funcionários das áreas de Obras, Projetos, Licitação, Cadastro, Jurídica e de Comunicação.


Serviço:

‘Lançamento do Sistema de Gestão da Qualidade’
Data: 04.12.02
Local: Auditório da FDE – Rua Rodolfo Miranda, 636 – Bom Retiro – Capital/SP
Horário: 15 horas