Obras: Sabesp realiza serviços no sistema Cantareira

Os trabalhos serão realizados nos próximos sábado e domingo

qui, 15/07/2004 - 16h54 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, informa que no próximo final de semana serão realizados serviços de manutenção na Estação Elevatória de Santa Inês, estrutura responsável por fazer a água transpor a Serra da Cantareira para tratamento na Estação Guaraú, integrante do Sistema Cantareira.

A operação – substituição da válvula de controle de uma das bombas d’água – se faz necessária para corrigir um vazamento de óleo que, posteriormente, poderia comprometer o funcionamento dos equipamentos e instalações, colocando em risco o fornecimento de água para os 9 milhões de moradores da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira.

Os trabalhos são complexos, devido ao grande porte do equipamento, e serão realizados entre as 15 horas do sábado (17) e às 10 horas de domingo (18).

Preocupação com o cliente

A Sabesp, preocupada em minimizar ao máximo os transtornos aos clientes, planejou algumas estratégias para que não seja necessário interromper o abastecimento para toda a população atendida pelo Sistema Cantareira. Desta forma:

Durante a manutenção, a Estação de Tratamento de Água Guaraú irá permanecer em operação tratando cerca de 5 m3/s de água, o suficiente para atender as regiões Jaraguá, Parque Anhanguera, Perus, na Capital, Mutinga em Osasco, além dos municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato, no extremo Norte e Oeste da Grande São Paulo, regiões onde a interrupção do abastecimento traria grandes transtornos à população.

-A produção de água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será aumentada, desta forma as regiões de Cangaíba, Jardim Popular, Jabaquara e o espigão da Paulista continuarão sendo abastecidas.

-Com isso, mais de 30% da população atendida pelo Cantareira terá o fornecimento de água garantido, beneficiando-se da flexibilidade do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo.

Economizar água, sempre

Durante o período de manutenção, a Sabesp pede a toda a população que economize água, utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais e evitando desperdícios.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades de manutenção. Os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta durante todo o domingo (18/7).

Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita.

Regiões onde o fornecimento de água será interrompido devido a manutenção do Sistema Cantareira:

Centro, Água Branca, Araçá, Bela Vista, Consolação, Ipiranga, Lapa, Mooca, V. Alpina, V. América, V. Deodoro, V. Formosa, V. Madalena, V. Romana, V. Santa Isabel, Sacomã, Arthur Alvim, Penha, Casa Verde, Tremembé, Cantareira, Mandaqui, Tucuruvi, São Domingos, Limão, Imirim, V. Guilherme, Edu Chaves, Freguesia do Ó, Jaçanã, Pirituba, Santana, V. Brasilândia, V. Jaguara, V. Maria, V. Medeiros, V. Nova Cachoeirinha, Jaguaré, Cidade Universitária, além dos municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba, São Caetano do Sul e parte dos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André

Da assessoria de imprensa da Sabesp
C.A.