Obras: Público pode conhecer o maior reservatório-túnel da América

Os visitantes entrarão em grupos de no máximo 25 pessoas

sex, 07/10/2005 - 19h52 | Do Portal do Governo

O maior reservatório-túnel de água da América Latina, o de Santa Tereza-Voturuá, estará aberto à visitação pública na segunda e na terça-feira. Escavado na rocha, o reservatório garante o abastecimento de água para a população da região central da Baixada Santista.

Com capacidade para 110 milhões de litros, o local será limpo e desinfectado pela Sabesp nesse período. O reservatório é formado por duas câmaras, sendo uma em São Vicente (Morro do Voturuá) e outra em Santos (Morro Santa Therezinha). As câmaras têm dimensões idênticas – 400 metros de comprimento, 15 metros de largura e 13 metros de altura. São independentes, mas interligadas por tubulações, que permitem o remanejamento de água entre os dois lados.

Mais do que o tamanho, o principal atrativo do reservatório é sua localização. Em razão da necessidade de armazenamento de grande quantidade de água e da pequena disponibilidade de locais adequados para a construção de reservatórios, optou-se por solução inédita no Brasil: o túnel escavado na rocha. Foram três anos de obras até a entrada em operação, o que ocorreu em novembro de 1981.

Dessa forma, a Sabesp assegurou a regularidade do abastecimento para a população de Santos, São Vicente, Cubatão e parte de Praia Grande. A câmara Voturuá será esvaziada e parte da água será utilizada na limpeza. Após a lavagem, haverá a desinfecção com cloro. Todo o processo é feito manualmente.

Os visitantes entrarão em grupos de no máximo 25 pessoas, munidos de equipamentos de segurança (botas e capacetes) fornecidos pela Sabesp. Receberão ainda apostilas sobre o reservatório-túnel, o Sistema de Abastecimento de Água da Baixada Santista e a importância do uso racional da água.

Escolas e instituições interessadas na visitação devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sabesp, pelos telefones (13) 3201-2655, 3201-2656 ou 3201-2681. Os horários de visita são: 9 horas, 9h50, 10h40, 14 horas, 14h50 e 15h40.

Da Assessoria de Comunicação da Sabesp
C.A.