Obras no Alto Tietê terminam no final do ano

nd

qua, 22/08/2001 - 19h07 | Do Portal do Governo

As obras de retenção do sistema Alto Tietê devem terminar em dezembro deste ano, segundo nota divulgada no Diário Oficial da última terça-feira, dia 21.

O sistema Alto Tietê é um conjunto de barragens com reservatórios interligados responsáveis pelo controle de vazão do Tietê; combate às enchentes; abastecimento público da Grande São Paulo; irrigação do cinturão verde de Mogi das Cruzes; lazer; outros usos.

Fazem parte do complexo cinco barragens, três em funcionamento e duas em obras: Ponte Nova que está em operação desde junho de 1971; Taiaçupeba, em operação parcial desde 1976 e Jundiaí, em operação desde 1990. As barragens de Biritinga e Paraitinga complementam o sistema de retenção do Alto Tietê e estão em fase final de construção.

As duas devem ficar prontas em dezembro. A barragem do Rio Biritinga, localizada na divisa de Biritiba Mirim com Mogi das Cruzes e tem capacidade de acumulação de 34,4 milhões de m³. A barragem do Paraitinga fica no município de Salesópolis e tem 35 milhões de m³.