Obras: Governo paulista moderniza terminais para atender movimento da Linha 5-Lilás do Metrô

CPTM está realizando obras de readaptação e reforma dos terminais João Dias e Santo Amaro

ter, 02/04/2002 - 14h58 | Do Portal do Governo

Com movimento médio em torno de 95 mil usuários por dia, os terminais de ônibus João Dias e Santo Amaro estão sendo preparados para receber ainda mais passageiros, quando o Governo do Estado entregar a nova Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo 13), no segundo semestre deste ano.

O governo paulista já está realizando obras de readaptação e reforma dos dois terminais. Inaugurado em 1996, o João Dias terá conexão com a Estação Giovani Gronchi. E o terminal Santo Amaro, existente desde 1987, ficará ao lado da futura Estação Largo 13.

No terminal João Dias as intervenções incluem plataformas da Estação Giovani Gronchi, da Linha 5-Lilás, passarelas para garantir o acesso do terminal de ônibus à linha do Metrô. Para valorizar a arquitetura do prédio, a cobertura antiga está sendo substituída por uma nova estrutura, um pouco mais baixa e com outro formato.

Já o terminal Santo Amaro, que se intercomunicará com a Estação Largo 13, passa por reformas mais simples, como a construção de duas passagens subterrâneas: uma escada e uma rampa, além de instalação de um elevador para portadores de deficiência física.

Os terminais das demais estações (Capão Redondo e Campo Limpo) já estão sendo construídos. Atualmente os serviços encontram-se em fase de terraplenagem na Estação Campo Limpo e concretagem da pista no Terminal Capão Redondo.

As estações da nova Linha 5-Lilás do Metrô foram construídas em concreto, com armações de ferro em arco. O acesso às entradas se dará por meio de escadas convencionais, escadas rolantes, rampas e elevadores para portadores de deficiência.

As instalações elétricas já foram concluídas e todas as estações já estão em fase de colocação de piso. Por último serão instalados os bloqueios eletrônicos.