Obras: CPTM dá seguimento ao Projeto Integração Centro

nd

qui, 18/10/2001 - 17h02 | Do Portal do Governo

Mais de 110 estacas já foram colocadas entre as ruas Mauá e na Praça da Luz, laterais ao prédio da Estação da Luz. Nessa área seguem em andamento as obras do Projeto Integração Centro, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, empresa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Essa fase dos trabalhos antecede a escavação de dois saguões subterrâneos na Estação da Luz, cada um com mil metros quadrados, que integrarão as linhas da CPTM com as do Metrô, a partir do final de 2002. As estacas tem por objetivo dar sustentação àquela construção centenária e aos demais prédios no entorno da Luz.

No total, 350 estacas deverão ser fixadas, uma média de 10 por dia. O equipamento conhecido como hélice contínua, semelhante a um grande saca-rolha, perfura o solo e suga a terra, ao mesmo tempo em que injeta concreto, formando a estaca.

A área da Praça da Luz já recebeu as 53 estacas necessárias e previstas no projeto. Ali, os operários estão retirando o asfalto para dar início às escavações que começarão na próxima semana, se o concreto estiver firme. Na rua Mauá, a previsão de término do estaqueamento é para o final do mês de outubro.

Conforme a evolução dos trabalhos, o passageiro vai convivendo com alterações constantes no acesso ao embarque e desembarque nos trens da CPTM. A empresa informa constantemente as mudanças, com a atualização da sinalização nas saídas atuais das estações da empresa e do Metrô.