Nutrição: Sementes de linhaça, orégano e alecrim aumentam o ômega 3 em galinhas

Assunto é tese de doutorado de pesquisadora da USP

sex, 10/10/2003 - 10h27 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da USP
Por Valéria Dias

A suplementação alimentar com semente de linhaça, orégano e alecrim mostrou-se eficaz para aumentar a concentração de ômega 3 – substância essencial para o bom funcionamento do organismo humano – em tecidos e em ovos de galinhas. É o que mostra a tese de doutorado da pesquisadora Maria Elena de Los Dolores Bernal Gómez, apresentada este ano à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Durante 30 dias, Maria Elena complementou a alimentação de 192 galinhas poedeiras da linhagem comercial Babcock. O grupo controle recebeu uma dieta suplementada com especiarias (óregano e alecrim). Na dieta do outro grupo acrescentou-se 5% de semente de linhaça, além dessas especiarias.

Os resultados indicaram que houve um aumento da concentração de ácido graxo poliinsaturado ômega 3 nas gemas dos ovos no grupo que recebeu 5% de semente de linhaça, em relação ao grupo controle. ‘Em apenas dez dias percebemos a ação benéfica da semente no aumento da concentração de ômega 3 nos ovos, assim como a ação do alecrim e do orégano como antioxidantes’, conta o orientador da pesquisa, professor Jorge Mancini Filho.

A semente de linhaça é uma fonte de ácido graxo poliinsaturado ômega 3. O problema é a oxidação pela qual esses ácidos graxos podem passar. A oxidação irá acontecer quando, por ação do calor, por exemplo, o hidrogênio da molécula desse ácido graxo acaba se ‘desprendendo’ para formar um radical livre, o que desestabiliza sua estrutura molecular. Para impedir esse processo são usados antioxidantes naturais como os presentes em especiarias (alecrim, orégano, sálvia, canela), no tomate (licopeno), na cenoura (betacaroteno), ou ainda na vitamina E.

Para avaliar a concentração de ômega 3 no tecido das aves, no final do estudo parte das galinhas foi abatida. A análise aconteceu na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Os resultados, segundo Mancini, também indicaram uma incorporação de ácidos graxos no tecido das aves. ‘Essa suplementação alimentar com semente de linhaça e especiarias torna-se uma alternativa para produtores que queiram aumentar a concentração de ácidos graxos no tecidos das aves, produzindo ovos e carne de galinha enriquecidos’, diz o professor.

Os pescados (salmão, atum, sardinha) são a principal fonte de ômega 3. A substância não é produzida no organismo humano, devendo ser consumida na dieta. Entre outros benefícios, o ômega 3 previne doenças do coração e reduz as chances de enfarte.

Atualmente a pesquisadora Maria Elena de Los Dolores Bernal Gomes trabalha na Universidad San Francisco de Quito, Equador, onde leciona e desenvolve pesquisas no Departamento de Nutrición y Alimentos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3674, com o professor Mancini

V.C.