Número de cursos profissionalizantes oferecidos aos alunos da rede pública é ampliado

Programa Profissão vai oferece 94 habilitações para cerca de 41 mil estudantes que estão concluindo o Ensino Médio este ano

qui, 13/12/2001 - 17h52 | Do Portal do Governo


O Programa Profissão está ampliando as opções de cursos profissionalizantes para estudantes da Rede Pública Estadual. O programa, que no fim do ano passado oferecia 38 habilitações principalmente na área de serviços, está ampliando para 94 o número de cursos oferecidos aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio este mês.

Com duração de um ano (800 horas/aula) ou um ano e meio (1.000 horas/aula), os cursos são gratuitos e ministrados em parceria com instituições reconhecidas em todo o País, como pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e Escola Técnica Federal.

Como foi feito este ano, o Governo do Estado vai investir R$ 50 milhões para oferecer 50 mil vagas em cursos profissionalizantes em 2002, divididas igualmente entre Região Metropolitana e Interior. A novidade é que 9 mil dessas vagas serão preenchidas por alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio.

Cada escola deverá escolher três jovens que serão capacitados e deverão estagiar nas próprias escolas, como monitores em laboratórios de informática. O anúncio da ampliação do Profissão foi feito nesta quinta-feira, dia 13, pela secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.

A proposta do Programa Profissão, de acordo com Neubauer, é ‘terceirizar’, sempre que possível, os cursos profissionalizantes oferecidos aos jovens, ou seja, permitir que sejam ministrados por entidades reconhecidas que atuem em parceria com a Secretaria da Educação.

A nova estratégia permite que os alunos tenham acesso a novas opções de preparação para o mercado de trabalho. Antes do lançamento do programa, os alunos da rede pública podiam optar por habilitações como magistério, contabilidade, enfermagem, metalurgia, mecânica, química e secretariado.

Atualmente, além desses cursos, os jovens têm acesso a áreas como informática, turismo, biblioteconomia, processamento de produtos agropecuários, entre outros. ‘Com isso, dobramos o número de vagas em cursos profissionalizantes’, afirmou a secretária.

A ampliação do número de cursos para o ano que vem foi possível pelo aumento no número de parceiros. No ano passado, quando foi lançado, o Profissão contava com a participação do Senac para os cursos deste ano. Agora, outras três instituições estarão ministrando os cursos em parceria com a Secretaria da Educação: o Senai, o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, e a Escola Técnica Federal. Como a procura por cursos na área de informática foi muito grande, esse setor responderá por cerca de 30% das opções oferecidas.

Cíntia Cury

Leia também

  • Inscrições para o Programa Profissão podem ser feitas até o próximo dia 21.
  • Cursos são opção para quem não pode pagar faculdade.