Número de casos de dengue cai na Baixada Santista e cresce em Itapevi e Jandira

Além de treinar agentes, Estado vai tampar 4 mil caixas d’água

ter, 04/02/2003 - 15h07 | Do Portal do Governo

O número de casos de dengue registrado na região da Baixada Santista caiu de 3.696, nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, para 19 casos este ano. Já os municípios de Itapevi e Jandira, região Oeste da Grande São Paulo, apresentaram aumento, subindo dos sete casos registrados nos dois primeiros meses de 2002 para 345 este ano. “O combate à dengue é feito pela eliminação do mosquito. Dengue é um vírus que não temos como combater. O que temos como combater é o hospedeiro intermediário, o vetor da doença. Se acabarmos com o mosquito, acabamos com a doença”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, dia 4, após a entrega de viaturas no Vale do Anhangabaú.

A redução de casos na Baixada Santista, explicou o superintendente da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva, deveu-se à intensificação das ações de combate aos focos do mosquito na região. “O Governo do Estado contratou 383 agentes para atuar na Baixada Santista. Na região de Jandira e Itapevi, o Estado também está ajudando com o treinamento de pessoal e o envio de técnicos aos municípios”, afirmou.

Jacintho informou que o Governo paulista também estará contratando, ainda este mês, agentes temporários para atuarem nos municípios de Jandira e Itapevi.

Além do esforço das prefeituras na limpeza das cidades e das campanhas de conscientização da população, o Governo do Estado já treinou 80 agentes e está treinando outros 60. Também está providenciando quatro mil coberturas de caixas d’água, já que o mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada e limpa. Quando destampadas, as caixas d’água transformam-se em criadouros do mosquito.

“A dengue é uma doença que ainda vamos ter por muito tempo. Para eliminá-la precisamos acabar com todos os focos do mosquito. É preciso que cada pessoa, na própria casa, tome conta do quintal, não deixe vaso de água, pneu, poça, nada que possa acumular água. Tem de haver participação de todos, prefeitura, Estado e sociedade”, afirmou Alckmin.

Cíntia Cury