Núcleo de Telenovela da ECA comemora 10 anos e inaugura novas instalações

Há sete meses o Núcleo teve o acervo destruído por um incêndio

qua, 15/05/2002 - 14h29 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Pesquisa de Telenovela (NPTN) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) está comemorando 10 anos e inaugurou nesta quarta-feira, dia 15, suas novas instalações no prédio do Departamento de Música da ECA. Depois de sete meses de um incêndio que destruiu todo o seu acervo, o NPTN retoma suas atividades contando com a doação de alguns equipamentos feita pela iniciativa privada.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de alguns atores e novelistas como Lauro César Muniz, Maria Adelaide Amaral, Walter Negrão e Sílvio de Abreu, que participaram de uma mesa-redonda com pesquisadores de telenovela, na qual debateram ‘A Telenovela na Universidade’. Está sendo iniciado um projeto de pesquisa
brasileiro integrado ao Eurofiction: Nações e narrações televisivas, o caso da telenovela brasileira no cenário internacional. O projeto é um estudo sobre ficção televisiva, identidade e interculturalidade, sob a coordenação da professora Maria Immacolata Vassalo Lopes.

NPTN

Criado em 1992, no Departamento de Comunicações e Artes da ECA, o NPTN começa a se recuperar após o incêndio ocorrido na madrugada do dia 2 de outubro do ano passado, que destruiu todo seu acervo. Os pesquisadores reagiram à completa perda de material lançando a campanha S.O.S. Telenovela, que tem por objetivo manter vivo o Núcleo e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, em projetos centrados na investigação da ficção televisiva, envolvendo pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Desde outubro, os órgãos centrais da USP, a direção da Escola e os coordenadores do Núcleo vêm desenvolvendo esforços para obtenção de recursos e apoios que viabilizassem as condições materiais básicas necessárias à reativação deste centro de pesquisa. O Núcleo recebeu doações de televisores e videocassetes. Em breve ele voltará a receber edições de jornais que antes eram recicladas ao NPTN.