Novos programas para a juventude são anunciados em São José dos Campos

Medidas foram apresentadas durante a abertura do Fórum Juventude - Novos Caminhos

seg, 10/12/2001 - 14h21 | Do Portal do Governo


Medidas foram apresentadas durante a abertura do Fórum Juventude – Novos Caminhos

A terceira rodada do Fórum Juventude – Novos Caminhos foi realizada nesta segunda-feira, dia 10, em São José dos Campos, e reuniu 28 prefeitos da região. O objetivo do seminário é encontrar soluções, por meio de debates, para problemas que envolvem a juventude, como o uso de drogas, a violência e a exclusão social. O Fórum foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin, que anunciou dez medidas específicas para atender aos jovens da região.

A primeira será a construção de campos de futebol de areia e arenas culturais no Litoral. Também serão adquiridos equipamentos para bandas e fanfarras, para estimular a musicalidade. Serão construídas 25 quadras poliesportivas em áreas públicas do Estado, como terrenos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Através do projeto ‘Sexualidade – Prazer em Conhecer’ será realizada a distribuição de kits aos estudantes, com o intuito de diminuir a incidência de gravidez precoce.

Outro programa, o ‘Prevenção também se Ensina’, vai envolver escolas para ensinar como evitar doenças. A ampliação do Projeto Guri, revitalização de praças públicas, implantação dos programas Clube Cidadão e Academia Cidadã também foram anunciadas.

Será desenvolvido ainda o Programa Geração de Renda, com o objetivo de criar empreendimentos como padarias, corte-costura e cozinhas comunitárias em todos os municípios da região. Alckmin explicou que, por este programa, o Fundo Social de Solidariedade entrega os equipamentos necessários, como fornos, assadeiras ou liqüidificador aos interessados. “Em vez de dar o dinheiro, são oferecidas as condições para viabilizar o empreendimento”, afirmou.

Ampliar o regime de liberdade assistida para adolescentes que estão internados nas unidades da Febem é outra preocupação dos participantes do Fórum. Segundo o prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB), cerca de 500 menores nessa situação estão trabalhando na prefeitura, empresas e em uma padaria-escola do município.

Para o presidente da Febem, Saulo de Castro Abreu Filho, o Fórum é importante para que todos formulem políticas de regime de liberdade assistida. Ele lembrou que, dos 760 menores internos da região, 176 estão na Capital. “Com encontros como este é possível quebrar a resistência dos prefeitos à construção de unidades da Febem nas cidades.”

O secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, anunciou que o Fórum já possibilitou a criação de uma parceria com a Universidade do município de Lorena. “Os alunos dos cursos de Direito, Assistência Social e Psicologia vão atender os jovens da Febem em liberdade assistida”, explicou.

Atualmente, o Estado tem 5 mil menores na Febem em privação de liberdade. Alckmin destacou que está sendo realizada uma grande mudança na instituição. “A reeducação dos menores está sendo possível graças à descentralização da Febem, com os adolescentes ficando perto da família, com uma agenda educativa e atividades de esporte e lazer”, disse. Ele também adiantou que será construída uma unidade da Febem no Vale do Paraíba, na Rodovia dos Tamoios. Também está em estudo a implantação de uma unidade em Jacareí. O Governo do Estado entrega no próximo dia 17 a unidade de São Vicente e, até o fim do mês, as de Bauru e Araraquara.

Investimentos na Educação

Durante a abertura do Fórum, o governador também citou o Programa Profissão, que está abrindo 40 mil vagas em 38 cursos profissionalizantes para os estudantes que concluem o ensino médio em escolas estaduais. Ainda na área da Educação, Alckmin lembrou que o Governo do Estado incluiu R$ 50 milhões no orçamento enviado à Assembléia Legislativa, para expandir o ensino superior nas três universidades paulistas – USP, Unesp e Unicamp. “Em 12 anos, o aumento do número de vagas nas universidades foi em média de 200 por ano. Nós estamos abrindo este ano 1.081 e até o ano que vem serão 3.000 vagas a mais nos vestibulares da USP, Unesp e Unicamp”, informou.

Valéria Cintra / Rogério Vaquero