Novos membros do Consea/SP são empossados pelo governador Alckmin

Estado tem um total de 12 programas voltados à população carente

ter, 06/07/2004 - 15h39 | Do Portal do Governo


Os novos integrantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP foram empossados nesta terça-feira, dia 6, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. O bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli – um dos organizadores do programa Fome Zero-, foi empossado como presidente no lugar da secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, que por sua vez ocupará a vice-presidência, substituindo o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, pelo período de dois anos.

Criado em abril de 2003, o Consea/SP é um órgão que visa apresentar propostas ao Governo do Estado relacionadas à política estadual de segurança alimentar e nutricional visando o combate às causas da miséria e da fome, no âmbito do Estado. Sua proposta central é oferecer acesso aos alimentos básicos e desenvolver uma política nutricional materno-infantil, adequada aos programas de desnutrição. O foco de trabalho do Conselho são as 850 mil famílias do Estado de São Paulo com renda igual ou inferior a um salário mínimo.

Subordinado à Casa Civil do Governo do Estado, o Conselho é formado por 54 conselheiros, sendo 18 do Governo paulista e 36 da sociedade civil.

O Consea/SP atua em conjunto com a Rede Social São Paulo, programa criado pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, que visa integrar os programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, além de ações desenvolvidas pelas entidades da sociedade e iniciativa privada.

Referindo-se à escolha de Dom Mauro Morelli para atuar à frente do Consea, Alckmin comentou que ele tem renome internacional, com larga experiência como consultor da FAO na Organizações das Nações Unidas (ONU). “Não poderíamos ter um conselheiro melhor, alguém com mais experiência e capacidade de trabalho, espírito prático, para implementar uma nova fase na coordenação deste programa de segurança alimentar”.

Alckmin elencou os programas estaduais voltados à população carente como o Viva Leite que distribui 400 mil litros de leite/dia. “É o maior programa de distribuição de leite do País. Nós compramos 8% da produção leiteira do Estado de São Paulo”. Citou ainda o Alimenta São Paulo, que distribui 80 mil cestas básicas e o da Rede de Restaurantes Bom Prato, que serve refeições a R$ 1,00.

Ainda nas áreas de saúde e alimentação, o governador agradeceu aos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que colocaram como tema da Campanha da Fraternidade deste ano o uso adequado da água. Destacou a colaboração da população, que vem usando o bem sem desperdício, possibilitando atravessar o inverno sem racionamento.

O novo presidente do Consea/SP, Dom Mauro Morelli, comentou sobre a necessidade de se aprofundar o discurso sobre a fome. “Queremos neste Conselho cuidar da saúde da população para garantir igualdade sem exclusão. Todas as pessoas sentem fome todos os dias. Isto é um fenômeno natural do organismo que quer se nutrir. O importante é que todas as pessoas de qualquer classe social tenham acesso aos alimentos saudáveis todos os dias”, disse. Dom Mauro comentou que há poucas políticas públicas voltadas para a área alimentar. “Nós queremos que a política de implementação de direito de alimentação e nutrição seja fruto de lei em nível federal e estadual. Estamos propondo para que haja uma lei orgânica de segurança alimentar nutricional sustentável que defina os instrumentos e os recursos para estes programas”, afirmou o novo presidente do Consea/SP, reforçando que cada posto de saúde do Estado deveria trabalhar com dados das nutricionistas e ser encaminhados aos conselhos para acompanhamento.

Confira os programas do governo Paulista

Valéria Cintra