Novo sistema de água tratada de Itariri será entregue no início de 2002

nd

qui, 27/12/2001 - 16h19 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que as obras do novo sistema de distribuição de água tratada de Itariri estão em sua fase conclusiva.

Com previsão para entrar em operação no 1º trimestre de 2002, o sistema permitirá melhorar sensivelmente a qualidade e aumentar a quantidade da água distribuída à sede do Município e ao bairro Raposo Tavares.

Até a próxima segunda-feira, dia 31, o conjunto das obras será finalizado, restando apenas a execução da travessia da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, para que comece a operar.

Essa travessia é necessária para que a água tratada no novo sistema seja conduzida por adutora até o reservatório da cidade. Depois de autorizada e licitada, a obra deverá ser realizada num prazo de aproximadamente 30 dias.

Os benefícios

O sistema de abastecimento de água, hoje em operação, foi implantado há mais de 35 anos e é composto por captação em manancial de serra, com simples cloração.

Para implantação do novo sistema, a Sabesp está investindo mais de R$ 1 milhão em obras de avançada tecnologia. Tais obras vão melhorar significativamente os níveis de qualidade e eficiência, fazendo com que o sistema seja suficiente para suportar o aumento do consumo de água tratada por mais 15 anos.

O novo sistema de abastecimento de água irá beneficiar diretamente 8 mil pessoas, ou seja, toda a população da sede do município e do bairro Raposo Tavares.

O complexo, situado às margens da Estrada da Igrejinha, é composto por uma unidade de captação, no Rio do Azeite; uma adutora de água bruta; uma estação elevatória de água bruta; uma Estação de Tratamento de Água, com os processos 100% automatizados e capacidade para produzir 25 litros por segundo; um reservatório para 50 mil litros, e uma adutora de água tratada, para levar o produto até o reservatório existente na cidade.