Novo centro de atendimento do Hospital Pérola Byington agiliza exames de mamografia

Diagnóstico fica pronto no mesmo dia e, quando necessário, paciente já sai com data de cirurgia marcada

qua, 19/10/2005 - 12h01 | Do Portal do Governo


Especializado no atendimento da mulher, o Hospital Pérola Byington conta com um Centro de Atendimento de Alta Resolutividade em Doenças Mamárias (Care), que possibilita a realização de todos os exames para o diagnóstico do câncer de mama em apenas duas horas. Nesta quarta-feira, dia 19, o governador Geraldo Alckmin visitou o Care, que está em funcionamento há cerca de dois meses. Alckmin esteve no hospital para a entrega das obras de reforma da fachada e do andar térreo, onde fica o saguão do Centro de Referência da Mulher.

Ao invés de realizar um exame a cada dia, ou semana, as mulheres que passam pelo hospital já saem com o diagnóstico no mesmo dia e, se necessário, com data de cirurgia marcada. “Antes, a mulher chegava com nódulo de mama e levava muito tempo para ter o diagnóstico. Imagine uma mulher com um nódulo de mama sem saber se é benigno, que é a maioria dos casos, ou se é maligno”, disse o governador. “Agora, na mesma manhã, em poucas horas, ela faz o exame, passa pelo médico, faz ultra-som, mamografia, a punção e já tem o anatomopatológico, já sabe se é benigno ou maligno. E se for maligno, marca a cirurgia”, explicou.

Alckmin enfatizou ainda que o Pérola Byington é o 1º hospital público do Brasil a contar com mamógrafo digital, que oferece muito mais precisão no diagnóstico, além de agilizar o exame. Ele informou que o Governo paulista liberou R$ 35 milhões para equipar os 62 hospitais do Estado. “Só o aparelho de mamógrafo digital custou cerca de R$ 670 mil, mas ele dá uma precisão muito melhor para, no caso de nódulo, determinar o local da punção para colher o material e fazer o exame anatomopatológico”, ensinou.

A nova unidade do Pérola Byington atende cerca de 1.400 pacientes por mês. De acordo com o diretor médico do hospital, responsável pelo Care, Luiz Henrique Gebrim, uma média de 10% dos casos atendidos são malignos.

Na mulher, as maiores incidências de câncer são de pele, mama, pulmão e colo de útero, respectivamente. Porém, segundo Gebrim, os que mais causam morte são mama e pulmão. Isso porque o câncer de pele, normalmente não é letal. “Apenas o melanoma é letal, mas é mais raro”, disse.

Alckmin destacou que já se registra uma diminuição significativa do câncer de colo uterino, em razão da prevenção, com a realização de exames como o Papanicolau. “O câncer de mama preocupa”, afirmou.

Casos de câncer de mama em homens são mais raros, porém, esta semana, o Care detectou um caso da doença em um homem, que já foi operado. “É mais raro, mas existe o fator hereditário e também o de drogas hormonais. Hoje, é muito freqüente em academias o uso de medicamentos que contém estrógenos, anabolizantes. Isso pode desencadear o aumento da glândula, a ginecomastia, e, mais raramente, o câncer de mama”, explicou o médico. Ele informou que de cada 100 casos da doença, um é homem.

Prevenção

De acordo com o governador, a incidência de câncer de mama nas mulheres e de próstata nos homens está diretamente relacionada à idade. “Quanto maior a idade, maior a probabilidade de ter câncer”, disse.

Segundo ele, a melhor maneira de prevenir é praticando exercícios físicos regularmente. “A vida sedentária predispõe pessoas que já têm problema a ter uma mutação e desenvolver a doença. Então, não custa nada caminhar, praticar esporte. Faz bem para o aparelho circulatório, para a cabeça, melhora a vida da pessoa e previne o câncer. Vale para o homem e para a mulher”, orientou.

O doutor Gebrim esclarece que dificilmente uma mulher com menos de 30 anos tem câncer de mama. Nessa faixa etária, normalmente, a mulher pode apresentar nódulos benignos. Ele explica a prevenção é necessária, como fazer meia hora de atividade física por dia e evitar o excesso de peso. “Mas só isso não basta. O câncer de mama é muito complexo”, disse. Ele também destaca a importância do que chama de prevenção secundária, ou seja, a descoberta precoce de pequenas alterações na mama e a realização de mamografia de rotina, a cada dois ano, após os 50 anos. O exame permite que a descoberta de alterações mínimas que podem prever ou identificar um pré-câncer.

“Nas mulheres do grupo de risco, o exame de ser feito a partir dos 40 anos”, informou o médico. Nesse grupo estão as mulheres que já tiveram câncer numa mama e ficaram curadas, ou aquelas que têm casos de câncer de mama em parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha). “Se a mãe teve câncer de mama com menos de 50 anos, o risco é mais alto do que se a mãe teve a doença aos 70 anos”, enfatizou.

Care – Centro de Alta Resolutividade

O Centro de Alta Resolutividade do Hospital Pérola Byington atende pacientes encaminhadas pela rede básica de saúde. A unidade tem quatro mamógrafos, dois equipamentos de ultra-som, equipamentos para a realização de punções e biópsias, além de uma equipe multidisciplinar com patologistas que analisam no mesmo dia o material colhido.

O Hospital Pérola Byington fica na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 683 – Bela Vista, região central da capital.

Cíntia Cury