Novo caminho para a juventude é tema de fórum em São Paulo

Evento foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin e contou com a apresentação do Coral e Orquestra do Projeto Guri

qui, 29/11/2001 - 14h40 | Do Portal do Governo

Evento foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin e contou com a apresentação do Coral e Orquestra do Projeto Guri

O Fórum “Juventude – Novos Caminhos” aberto nesta quinta-feira, dia 29, pretende alertar a sociedade para três problemas que atingem predominantemente os jovens: as drogas, a violência e a exclusão social. Buscar soluções para estas questões e expandir os programas desenvolvidos para os adolescentes também são objetivos do seminário. Durante todo o dia de hoje serão realizadas palestras, apresentações artísticas e de vídeos.

A iniciativa é da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, com participação do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp); diversas Secretarias de Estado; empresas privadas; ONGs; terceiro setor; e igrejas.

Para o secretário da Juventude, Gabriel Chalita, é fundamental que a sociedade saiba que estes problemas existem. “É preciso uma grande parceria no desenvolvimento de alternativas, para que os jovens saiam dos caminhos ruins e possam aplicar seu potencial em coisas positivas”, destacou.

A abertura do Fórum foi feita pelo governador Geraldo Alckmin. Antes da abertura oficial, foi realizada a apresentação do Coral e Orquestra de jovens do Projeto Guri, que estudam na Casa da Solidariedade I. O Projeto Guri, realizado pela Secretaria da Cultura, atende cerca de 8 mil jovens de baixa renda em todo o Estado, oferecendo aulas de canto e de instrumentos musicais. Segundo Chalita, este é um programa que pode ser ampliado por meio de parcerias.

O secretário informou ainda que as discussões do Fórum serão importantes para a implantação de novos programas. “O Fórum também será realizado nos municípios de Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, para estudar a necessidade de projetos específicos nas diversas regiões”, disse.

Alckmin lembrou que o Governo do Estado já desenvolve diversos programas para a Juventude, como o Parceiros do Futuro, que abre as escolas estaduais nos fins de semana para a realização de atividades culturais, de esporte e lazer; e o Programa Profissão, que oferece cursos profissionalizantes para os estudantes de escolas estaduais que concluem o ensino médio. “Também lançamos recentemente o Programa Clube Cidadão, pelo qual 5 mil jovens da Capital serão financiados pela Nossa Caixa para treinarem em grandes clubes”, afirmou.

Outro programa lançado pelo Governo do Estado há pouco tempo para os jovens é a construção de 100 quadras esportivas nos conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Nova Febem

O governador Geraldo Alckmin também elogiou, no Fórum, a reestruturação realizada na Febem nos últimos anos. Segundo ele, a Fundação deixou de ser observada com preconceito. “O nome “Febem” era estigmatizado. Onde nós íamos construir uma unidade no Interior, a cidade não queria, a Câmara votava contra e o prefeito protestava. Era todo mundo contra.” Ele acrescentou que atualmente essa visão está mudando. “Hoje a Febem é um modelo descentralizado, com unidades pequenas, agenda educativa, esporte, lazer e cultura”, comparou.

Rogério Vaquero