Novas unidades da Febem acabam com o problema da superlotação no Brás

Governador Geraldo Alckmin inaugurou as unidades e anunciou a desativação da Febem Parelheiros

sex, 26/04/2002 - 15h56 | Do Portal do Governo


A inauguração de duas Unidades de Internação Provisória (UIP) na Capital vai acabar com o problema de superlotação na Unidade de Atendimento Inicial(UAI) da Febem do Brás.

As novas unidades, também localizadas no Brás, foram entregues nesta sexta-feira, dia 26, e já receberam 50 menores. Até o fim da próxima semana, as UIPs do Brás deverão abrigar 280 adolescentes infratores no total.

A presidente da Febem, Maria Luiza Granado, explicou que quando o menor é pego cometendo um delito, ele é encaminhado inicialmente para as Unidades de Atendimento Inicial. ‘Neste local o jovem fica no máximo 72 horas. Depois ele deve ser transferido para uma UIP, onde fica por até 45 dias à espera da decisão judicial’, informou. Dependendo do julgamento, o menor pode cumprir pena de até três anos em uma Unidade de Internação, ou participar do Programa de Liberdade Assistida, ou ainda prestar serviços sociais.

Nas novas instalações do Brás os adolescentes ficarão por 45 dias até sair o julgamento das infrações. O curto tempo, porém, não prejudicará os estudos. ‘Ao contrário, eles contarão com aulas normais, sala de computação, quadra poliesportiva, sala de jogos, atividades culturais, atendimento odontológico e uma panificadora para exercerem uma atividade profissional’, adiantou Maria Luiza.

O governador Geraldo Alckmin fez a entrega das duas UIPs e destacou a importância do Programa de Descentralização da Febem. ‘Estamos construindo unidades no Interior para que o adolescente fique mais perto da família e dos amigos, o que ajuda muito na recuperação’, afirmou. Alckmin também elogiou o prazo em que foram implantadas as duas novas unidades. ‘O Estado investiu R$ 1,5 milhão na obra que durou apenas 75 dias.’

Desativação da Febem Parelheiros

O governador anunciou que até o dia 15 de julho deste ano a Febem Parelheiros será completamente desativada. ‘Mas acredito que até o fim de junho poderemos transferir todos os menores daquela unidade’, analisou.

Para isso, o Governo do Estado está investindo na construção de mais 11 unidades da Febem. Destas, três estarão localizadas na Vila Maria, na Capital; duas no município de Iaras; duas em Lins; duas em Ribeirão Preto; uma em Sertãozinho; e uma em São José dos Campos. ‘Até o fim de julho, cinco unidades serão entregues e as outras seis serão inauguradas até o fim do ano’, informou Maria Luiza.

Rogério Vaquero