Novas Penitenciárias: Secretário inaugura Centro de Detenção Provisória de Praia Grande

Nova unidade ocupa o local da antiga Cadeia Pública da cidade; Estado investiu R$ 3,57 milhões na reforma

seg, 13/12/2004 - 13h52 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, inaugura nesta terça-feira, dia 14, às 10 horas, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande (Rua Serra da Leoa, 300, Vila Mirim III). A nova unidade funcionará no mesmo local da antiga Cadeia Pública de Praia Grande, Dacar 10, que passou por uma reforma geral. O custo total da obra foi de R$ 3.577.762,13.

Esse será o 29ª CDP do Estado, unidade específica para abrigar os presos que aguardam julgamento e que é parte do projeto de extinção das cadeias públicas e carceragens em distritos policiais do Estado de São Paulo.

O CDP de Praia Grande receberá os presos provisórios do município e de cidades vizinhas, como Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém – nestas duas últimas cidades, as cadeias estão interditadas judicialmente. Eventualmente, o CDP poderá receber presos para diminuir a lotação do 5º DP de Santos e do Guarujá. A unidade, com capacidade para 512 detentos, conta com detector de metais, central de alarme contra incêndio e CFTV.

O governo estadual vai desativar todas as carceragens em distritos policiais da Capital e a responsabilidade sobre os presos será transferida da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Administração Penitenciária. Com essa inauguração, a SAP passa a administrar 129 unidades prisionais, que abrigam 108.330 presos (dados de 9/12).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária

(LRK)