Novas Instalações do Hospital do Servidor Público oferecem mais conforto aos pacientes

Foram instalados Pronto-Socorro Infantil, Unidade Semi-Intensiva e Centro de Diagnóstico e Terapêutica

qui, 02/10/2003 - 14h05 | Do Portal do Governo


O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganhou três novas instalações nesta quinta-feira, dia 2: o Pronto-Socorro Infantil, a Unidade Semi-Intensiva e o Centro de Diagnóstico e Terapêutica. As novas alas possibilitarão aos pacientes maior conforto e mais qualidade no atendimento. A inauguração foi feita pelo governador Geraldo Alckmin.

Instalado no 1º andar, o PS Infantil vai atender cerca de 6,5 mil crianças por mês. Com quatro enfermarias, reunindo dez leitos, sala de emergência equipada, seis consultórios, sala de inalação e medicação, sala de espera com TV e vídeo, fraldário, sanitários infantis e dependências de apoio, o pronto-socorro vai permitir a criação de áreas específicas para atendimento de pacientes por faixas etárias, separando crianças de adolescentes. A capacidade de atendimento será de 270 crianças por dia, em 12 patologias diferentes.

O PS Infantil começou a ser construído em junho deste ano e teve investimentos de R$ 173 mil. A decoração e o mobiliário foram especialmente projetados para atender crianças e jovens.

O governador agradeceu a presença da atriz Luana Piovani, que apresentou no hospital a peça infantil “Alice no País das Maravilhas”, possibilitando às crianças internadas na pediatria e aos filhos dos funcionários assistirem o espetáculo, encenado por ela e elenco.

Alckmin ressaltou seu grande carinho pelo hospital, onde fez residência por dois anos e se especializou em anestesiologia. “ O Hospital do Servidor é tradicional e um dos maiores de São Paulo, com praticamente mil leitos, incluindo os de UTI”, disse o governador destacando que o hospital é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento da medicina.

Um dos objetivos do Governo do Estado é fazer com que o Hospital do Servidor retome a posição que ocupou no passado. E o conjunto de melhorias entregues hoje faz parte desta meta.

O governador destacou o capricho com que foi decorado o Pronto-Socorro Infantil, cujas paredes foram pintadas com desenhos e em tons pastéis, possibilitando que a criança sinta-se mais confortável. “Isso contribui para a humanização do hospital”, observou.

A transformação pela qual está passando o IAMSP e a melhora na qualidade da assistência médica que o Estado presta a seus funcionários foram mencionados pelo secretário da Saúde, Luiz Barradas Barata.

O superintendente do IAMSP, Milton Flávio, comentou que o Pronto-Socorro Infantil do Hospital do Servidor Público, é um dos melhores do Estado. “Cada móvel colocado no PS Infantil foi pensando no bem-estar da criança, procurando proporcionar a ela um ambiente familiar”.

Ele também informou que a unidade de endoscopia e ultra-sonagrafia começou a funcionar antes da inauguração devido ao grande volume de exames. As demais entram em atividade a partir de hoje.

Funcionamento das demais unidades

O Centro de Diagnóstico e Terapêutica reúne numa só área diversos serviços, como estomaterapia, exames de ultra-sonografia e endoscopia. Isso torna o atendimento mais ágil e oferece mais conforto aos pacientes. A nova instalação vai permitir o atendimento de cerca de 90 pacientes por dia. Na obra, foram investidos R$ 100 mil.

A Unidade Semi-Intensiva passou por reformas e foi adaptada para agregar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Emergência, que ficava no Pronto-Socorro. Conta com oito leitos, podendo ser ampliada para 18 leitos, de acordo com as necessidades do hospital.

A nova instalação será destinada ao atendimento de pós-operatórios bem-sucedidos e pacientes que já receberam alta da UTI mas não têm condições clínicas de transferência para unidades de internação ou enfermarias comuns. “Vai ajudar a desafogar a UTI, onde o paciente ficará no máximo por 48 horas”, acrescentou Flávio.

Cíntia Cury / Valéria Cintra