Nova sede da 4ª Cia. da PM é inaugurada na Capital

Com instalações modernas, unidade dará mais agilidade para o policiamento da Zona Oeste

qua, 15/01/2003 - 16h20 | Do Portal do Governo


A segurança dos moradores da Zona Oeste da Capital foi reforçada nesta quarta-feira, dia 15, com a inauguração da sede da 4ª Cia. do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/M). A nova sede está localizada na Avenida Vila Olímpica, nº 21, bairro do Parque Ipê e conta com instalações modernas e informatizadas para oferecer mais agilidade no combate à criminalidade.

Noventa e quatro policiais militares irão trabalhar na nova unidade e serão responsáveis pelo policiamento de 17 bairros da região, onde moram aproximadamente 200 mil habitantes.
O governador Geraldo Alckmin destacou que o local em que a sede foi implantada é próximo ao Rodoanel Mário Covas. ‘Está na melhor esquina do Brasil. É um local que irá se desenvolver muito com a implantação de inúmeras empresas de logística’, disse, acrescentando que por isso demandará um forte policiamento.

A sede foi construída em parceria entre a Polícia Militar, a ONG Nova Atitude e a iniciativa privada. Para Alckmin, este trabalho conjunto é fundamental. ‘Fica mais fácil para o Governo acertar ao trabalhar junto com a sociedade civil organizada e a iniciativa privada’, comparou. Para o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, esta iniciativa servirá de modelo para que outras parcerias sejam firmadas.

Cerca de R$ 2 milhões foram despendidos na construção da unidade, que conta com 1.142 metros quadrados, salas para comando, almoxarifado, sala de armas e munições, vestiários, alojamentos, refeitório, cozinha, auditório para 160 pessoas e oficina para manutenção de viaturas.

Alckmin anunciou que em fevereiro deste ano o Governo do Estado irá entregar mais viaturas zero quilômetro para a região oeste da Capital. Ele também lembrou que nesse mesmo mês quatro mil Guardas de Muralha iniciarão as atividades para liberar os policiais militares que atualmente fazem a vigia de penitenciárias.

O presidente da ONG Nova Atitude, Newton Simões, afirmou que além da implantação da sede, a entidade irá auxiliar na integração da Polícia com a comunidade. Segundo ele, serão ministrados cursos para aperfeiçoar este relacionamento e resgatar o papel histórico de policiamento comunitário. ‘Isso é importante para ajudar a combater as causas da violência’, declarou. O primeiro curso, com 80 horas/aula, será realizado ainda este mês para 20 policiais.

Os 17 bairros que serão atendidos pela nova sede são: Jardim D´Abril, Jardim Boa Vista, Jardim Jaqueline, Jardim Arpoador, Jardim João XXIII, Jardim do Lago, Jardim Raposo Tavares, Jardim Guaraú, Jardim Amaralina, Jardim João Paulo VI, Jardim Cambará, Jardim Educandário, Jardim Dracena, Jardim Ouro Preto, Jardim Lúcio de Castro, Jardim Esmeralda e Parque Ipê.

Rogério Vaquero