Nova pista da Rodovia dos Imigrantes vai facilitar acesso à Baixada Santista e Litoral Sul

Capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes passa a ser de 14 mil veículos por hora

ter, 17/12/2002 - 12h29 | Do Portal do Governo


O acesso da Capital à Baixada Santista e Litoral Sul está mais fácil a partir de agora. Com a nova pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada nesta terça-feira, dia 17, pelo governador Geraldo Alckmin, a capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes foi ampliada em 65%. Isto representa 14 mil veículos por hora. Antes, esse número era de 8.500/hora.

Com 21 quilômetros de extensão, a obra que foi entregue cinco meses antes do prazo contratual, tem 5 quilômetros no trecho de Planalto, 11,5 quilômetros na Serra do Mar e 4,5 quilômetros na Baixada Santista. A nova pista será aberta ao tráfego a partir desta quarta-feira, dia 18.

Durante a cerimônia de inauguração, realizada no quilômetro 41, o governador Geraldo Alckmin prestou homenagem ao ex-governador Mário Covas, que iniciou esta obra.

Foi apresentado um vídeo em homenagem a Covas, que emocionou a todos. Alckmin lembrou que Covas queria estar presente à inauguração da obra. ‘Na realidade, há homens que não passam, que sempre vão estar presentes nos nossos sentimentos, no nosso carinho, e também nas suas grandes realizações’. O governador pediu licença aos familiares do ex-governador e concluiu: ‘Mário Covas não é mais da família, é um patrimônio de São Paulo.’

Também fez questão de homenagear o ex-governador Laudo Natel, que participou do evento. Segundo Alckmin, Laudo Natel foi à Câmara Municipal de Santos, em 1966, para apresentar o projeto da primeira pista. Em seguida, o governador Abreu Sodré iniciou a obra, que teve 90% de sua totalidade executada na segunda gestão de Natel, sendo concluída pelo governador Paulo Egydio Martins, em 1976.

Participam da inauguração secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos das regiões do ABC e da Baixada Santista, além de autoridades ligadas à concessionária Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes.

André Muniz / Adriana Reis

Confira também:
Segunda pista da Imigrantes é caminho para o desenvolvimento