A Loteria da Cultura, lançada pelo governador Geraldo Alckmin, na noite desta segunda-feira, dia 13, no Museu da Imagem e do Som (MIS), foi o modelo adotado pela Secretaria Estadual da Cultura para incrementar os investimentos na área.
‘A Loteria da Cultura vai fomentar o cinema, o teatro, as artes plásticas e toda atividade cultural de São Paulo’, disse Alckmin, informando ainda que ‘esse dinheiro não vai para o Tesouro, vai para um fundo, e o recurso será alocado de acordo com um conselho formado pelo Governo e sociedade civil’.
A expectativa é que a nova loteria gere arrecadação de cerca de R$ 10 milhões anuais, que serão destinados ao financiamento de projetos culturais de artes visuais, literatura, cinema, dança e teatro. ‘A cultura é uma atividade que gera empregos’, disse.
A Secretaria da Cultura, Cláudia Costin, disse que não há País desenvolvido sem uma cultura forte. ‘Apostem na Loteria, porque todos nós sairemos ganhando’.
A escolha dos projetos a serem fomentados com recursos arrecadados pela venda do novo produto será feita pela Comissão Especial de Programação Cultural, composta por 12 pessoas, sendo seis técnicos da Secretaria da Cultura e seis representantes da sociedade civil de notória competência e relevância no universo cultural de São Paulo.
Os integrantes da Comissão terão mandato de dois anos, renovável por mais dois, e não serão remunerados. Representando a classe artística, as atrizes Regina Duarte e Beatriz Segall agradeceram o esforço do Governo paulista para o desenvolvimento da cultura.
Um bilhete premiado a cada cinco emitidos
Com o formato de ‘raspadinha’, a Loteria Cultural estará à venda nas casas lotéricas do Estado e principais unidades da Secretaria da Cultura a partir desta terça-feira, dia 14, ao preço R$ 1,00 o bilhete.
A premiação será no sistema ‘três em seis’, ou seja, ao raspar o bilhete, o comprador precisará encontrar três números idênticos entre os seis existentes no bilhete para ter direito ao prêmio, que varia de R$ 1,00 a R$ 50 mil.
Os prêmios até R$ 10,00 serão pagos nas próprias casas lotéricas. Já os valores superiores deverão ser retirados nas agências do Banco Nossa Caixa, que será responsável pela produção e distribuição dos bilhetes aos pontos de venda.
Para que as casas lotéricas possam comercializar o produto, deverão cadastrar-se nas agências da Nossa Caixa. O banco não fará a venda da Loteria da Cultura para os consumidores finais. Será emitido um lote inicial de 4 milhões de bilhetes, dos quais 856.164 são premiados. A média é de um bilhete premiado para cada cinco produzidos.
A campanha publicitária para divulgação da Loteria da Cultura foi feita sem cobrança de cachê por alguns dos principais profissionais de cinema do País e será divulgada gratuitamente pelos principais exibidores de cinema do Estado.
Os negativos para a filmagem e para a realização das cópias de cinema também não tiveram custos para o Estado. Foram cedidos gratuitamente pela Kodak.
Cíntia Cury/Takao Miyagui